♥ Almanaque Tokyo - Mode gyaru ♥

00:06 Tokyo Fashion Girls 4 Comentários

Gyaru é um estilo que realmente evolui e muda a cada dia que passa, quando você menos espera surge uma ramificação nova. Eu posso até afirmar que gyaru é um estilo onde você não precisa se moldar a ele, ele que se molda a você (Até um certo ponto, claro)
Uma das ramificações mais recentes é do Mode gyaru, que começou a ter uma popularização muito grande em 2010.

O que é Mode?

Peguei a definição de mode no blog da Mitsu, que diz assim...

mohdo (mode)モード - O termo japonês para high fashion, com enfase em marcas que trabalham mais com o design e não com a moda casual ou tradicional. Do francês "mode"

Ainda de acordo com a Mitsu, Mode gyaru pode ser considerado como uma ramificação, um sub-estilo de gyaru, diferentemente do Mori gyaru, que ela não considera uma ramificação mas apenas uma tendência pelo fato de não existirem marcas especializadas em apenas roupas e acessórios Mori gyaru.

Eu poderia definir o Mode como um estilo que surgiu da junção do Gyaru com Kireime, não sei se mais alguém vai concordar comigo em relação a isso! No começo dos anos 2000 as kireime começaram a "aparecer" (coloquei entre aspas porque elas existiam desde antes mas não tinham uma denominação), as kireime gostavam de marcas luxuosas como Prada, Louis Vuitton, Gucci, etc. E diferentemente das kogals e ganguro que coexistiam na mesma época, elas prezavam pela pele clara ao invés do bronzeamento. Com o passar do tempo gyaru surgiu no Japão e na minha opnião esses dois estilos acabaram se juntando... vou explicar mais lá na frente!

Duas marcas japonesas foram as "culpadas" pelo surgimento desse estilo... a Emoda e a MURUA



☆~ Loja online da Emoda
☆~ Site oficial da Emoda
☆~ Loja online da MURUA
☆~ Site oficial da MURUA

Ambas são produzidas por ex-modelos da revista Vivi, a Ena Matsumoto (松本恵奈) produz a Emoda e a Momoko Ogihara (荻原桃子) produz a MURUA.

Por serem ex-modelos de uma revista gyaru mas por estarem um pouco acima da idade "aceitável" dentro do estilo (ambas estão com quase 30 anos atualmente) elas resolveram, separadamente, criar um estilo que fosse mais adulto, sofisticado e que não saísse da imagem de gyaru!



Ena Matsumoto e Momoko Ogihara

☆~ Blog da Ena
☆~ Blog da Momoko

Características estéticas

Ok, já entendemos mais ou menos como o estilo começou e quais as suas inspirações, mas quais são as características físicas do mode?

O Mode é conceitual! É fortemente influenciado por grandes marcas e é o tipo da roupa que sai das passarelas para o seu guarda-roupa. Cortes assimétricos, estampas diferenciadas, modelagens que mudam a silhueta, diferentes variações de tecido... tudo isso é Mode! E sem nunca esquecer do glamour que essas produções trazem.

Como a Momoko e a Ena são produtoras das marcas, elas naturalmente só saem por aí com os itens que elas produzem!




Essas fotos foram tiradas dos respectivos blogs das moças e todas as roupas são das coleções de Primavera/verão.
Falando em blog, apesar de ambos virem perdendo popularidade no Japão (não muita, mas em 2010 quando o post da Mitsu foi feito o blog da Ena estava entre os 30 mais visitados da Ameblo, e o da Momoko mesmo sem muitas atualizações estava no top 100. Hoje eu dei uma olhada no Ranking e o da Ena está em 51º lugar e o da Momoko em 118º) eles vêm conquistando a admiração de outros países, tanto que as duas estavam concorrendo na categoria "melhor blog internacional" no bloglovin' awards.

Aqui vai um pouco da coleção de Primavera/verão das duas marcas

MURUA









Emoda







Cabelo



O Mode aceita vários tipos de penteados, principalmente os mais naturais como os da Ena, mas também funciona com os penteados mais lokos da Momoko, até cabelos coloridos em tons de laranja e vermelho são aceitos.
Eu diria que não se encaixa em Mode os cabelos com cachos grandes, Mori-Mori ou sujimori (Para saber o que é isso leiam esse post aqui), também não se encaixam cabelos com tons fantasia como esse da Sakochi ou qualquer outra cor muito chamativa.

Maquiagem



Um dos pontos principais da maquiagem Mode é que as circle lens sempre são de tamanhos menores (14.0 ou no máximo 14.2mm) e em tons de castanho, mas acho que cinza também funciona, todas as outras cores já ficam menos naturais (como se cinza fosse uma cor de olho normal né? XD).
A maquiagem dos olhos é o ponto mais importante pois ela é sempre bem dramática e em tons de preto e marrom, e os cílios postiços são sempre bem cheios e volumosos. Peguei essas fotos acima da Happie Nuts de Março 2012 para vocês não enjoarem da cara da Momoko e da Ena! Achei que essas makes têm super a ver com a proposta do estilo!
O blush pode ter várias tonalidades, mas sempre evitando o rosa "chinelada na cara". Falando em blush, já comentamos aqui sobre o jeito peculiar que a Momoko aplica o blush dela.

Phew, é isso gente! Esse post deu um trabalhão pra fazer porque eu escrevi a maior parte das coisas sozinha, apesar de ter pegado algumas referências do Universal Doll. Quanto ao surgimento do estilo, como eu comentei, essa é a minha opnião sobre o assunto, como não tem nenhuma fonte de especialistas em street fashion japonesa sobre o Mode resolvi colocar o que eu acho, caso vocês discordem por favor comentem ^^
Gostaria de saber o que vocês acham desse estilo! Se acham que se encaixa com a proposta de gyaru ou se não tem nada a ver! Comentem =)

Fonte: Tokyotelephone, Universal-doll

4 comentários:

  1. Lu que post divo! *---*
    Imagino o trabalho que deve ter dado ^^
    Já tinha uma idéia do que seria o mode, mas nada assim tão detalhado. Adorei mesmo o post e essa coleção Primavera/verão é linda neh?! Apesar de não fazer muito o meu estilo,usaria brincando essa coleção! HSHHSAHSA
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Curti esse estilo
    me lembrou muito as modelos da Jelly também <3

    ResponderExcluir
  3. Também curti esse estilo. Esse é um estilo que gosto bastante e esses cabelos doidos já usei bastante.... em casa AUSHUAHSAUHS

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! <3
    Gosto de mode...nos outros! Pelo menos eu ainda sinto falta de "maturidade" pra vestir roupas mais concetuais e pendendo muito pro social, apesar que dependendo da ocasião eu adoro XD
    E acho que tem tudo a ver com gyaru sim! É bonito, envolve cabelos, outfits e maquiagem bem feitos, precisa de criatividade, atitude, presença e postura, e acima de tudo, é inspirador pra muita gente! Acho mode uma das partes (se não "A") mais importantes em gyaru em um âmbito mais maduro!

    ResponderExcluir