Solado grosso

08:40 Tokyo Fashion Girls 20 Comentários

Eu queria falar bem de alguma coisa, mas ultimamente as modas das revistas não estão ajudando! E olhe que a primavera costuma trazer coisinhas lindas!
Mas enfim, hoje falarei de mais uma tendência suspeita: O solado grosso ou "Sola de flanelógrafo" como eu e a Luana apelidamos.
Já tem algum tempo que vejo a Dotthy usando esse tipo de sapato em quase todos os seus looks mas só agora nas edições de abril/maio que eu pude ver o quanto eles estão inseridos dentro da moda gyaru.



Primeiro vou falar um pouco sobre esse tipo de sapato chamado "Pokkuri" tem um tipo de sola que imita a "pokkuri getta", a sandália tradicional japonesa.



Em gyaru um dos modelos mais usados são esses que parecem um sapatinho com a sola feita de flanelógrafo (desculpem, não consegui pensar em outra comparação XD)







Eles são frequentemente encontrados em tons pastel, branco ou preto, para combinar com o clima da primavera. Mas também podem vir com cores mais vibrantes e estampas... duvidosas!



As solas desse tipo não se limitam apenas a sapatos, também são vistas em sandálias como essa que a Sara Mary está usando na última foto, mas como são poucas não vou me aprofundar nelas!
Outra variação bem popular é a versão do pokkuri sem cadarço, que é fechado na frente e geralmente tem uma amarração na perna, lembrando sapatilha de bailarina. Essa versão geralmente é vendida usando materiais mais sofisticados, sendo melhores para criar um look mais sóbrio.



Acho que esses sapatos vieram da influência recente do Aomoji, ou "Harajuku style", o Pokkuri sempre esteve presente em revistas do estilo como a Kera e a Zipper.



Esses sapatos são uma variação mais delicada dos creepers que já causaram facepalm aqui no blog ano passado!

Mas eles não são os únicos a itens da moda Aomoji que foram absorvidos por gyaru. Os tênis de solado grosso (atsuzoko sneaker) também foram adaptados desse estilo e trazidos para o universo gyaru.




Uma curiosidade é que até há pouco tempo atrás esses tênis eram usados apenas com outfits mais despojados, com influências de Haady Gyaru ou Amerikaji, mas agora eles podem ser vistos em looks mais sóbrios e adultos em revistas como a Jelly, Blenda e Happy Nuts.




Embora a gente torça o nariz pro Pokkuri em gyaru, achamos que os tênis são muito legais e combinam demais com o estilo!
Vocês também concordam comigo que esses itens foram influência do Aomoji? O que acham dessa mistura de estilos? É saudável para ficar sempre se renovando ou acaba com a "originalidade"? Comentem ^^



Novamente muito obrigada Fabi/Shazna por me ajudar com as traduções ♥

20 comentários:

  1. Não entendo ainda muito de Gyaru mas sempre achei que o estilo deveria ser mais delicado, então na minha opinião não acho legal essa peça para a proposta do que eu entendo por Gyaru.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo plenamente que esses sapatos super combinam com gyaru, porém não deixam de ser estranhos neh?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos tênis, ficaram muito bonitos . As sandálias não me agradaram muito, me lembra salto plataforma.

    ResponderExcluir
  4. aaah eu adoro esses tipos de calçados então eu achei que ficou super legal! Acho que é porque eu tendo mais pro lado Harajuku /o/
    Gostei de todos!

    ResponderExcluir
  5. estava esperando por essa materia :)
    agora a questão da influencia, não só da Aomoji mas acho que a maior de todas foi o desfile da prata que ela fez ano passado (se não me engano) em que eles criaram um tenis de solado grosso, muito parecido com aquele all star que estão nas fotos (e que foi tendencia aqui por volta de 2003..)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse desfile tinha esse tipo de sapato aqui não?

      tokyofashiongirls.blogspot.com.br/2011/09/trend-alert-rubber-soled-shoes.html

      eles apareceram em vários desfiles ano passado e foram bem populares em gyaru também na mesma época =)

      Excluir
  6. Deve fazer mais sucesso por lá até por causa da baixa estatura das Japonesas. :)

    ResponderExcluir
  7. Eu particularmente adoro esse tipo de salto em qualquer sapato~ além de confortável, eu acho bem bonito :D
    Achei que ficou super bonito em gyaru tbm!

    ResponderExcluir
  8. Parecem os sapatos com plataforma que as Spice Girls usavam nos anos 90.
    Medonho.

    ResponderExcluir
  9. "Parecem os sapatos com plataforma que as Spice Girls usavam nos anos 90.
    Medonho." X2

    Também lembram muito as plataformas da primeira geração de gyarus em 1997 - da época que Amuro Namie ainda fazia bronzeamento artificial e cantava com as "Super Monkeys"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha sim, essas plataformas são a cara das ganguro, só que agora em uma forma mais "socialmente aceitável" XD

      Excluir
    2. Desculpe discordar das autoras do blog. Mas este solado "quebra-tornozelo" não é aceitável sob nenhuma conjuntura.

      Excluir
  10. Eu não uso muito salto porque sou alta e fico mais alta que meu namorado, mais (ainda) que meus amigos, família... Então eu sou suspeita pra falar... Eu morro de vontade de usar mais salto, então eu sempre gostei desses saltos, apesar que eu sei que são meio duvidosos... ahueahueauau, mas estão adotando modelos parecidos até na moda ocidental. Mas não em modelo plataforma, é tenis modelo skatista, com salto diagonal. Olha só:
    http://br.mulher.yahoo.com/blogs/cabide-fashion/o-t%C3%AAnis-com-salto-171138636.html


    Até um desse eu queria xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim esses são bem bonitos, mas até hoje não vi nenhum estilo de rua japonês usando ^^

      Excluir
    2. Eu também não... Quer dizer, eu demorei pra entender esses saltos em fotos de editorial, vai ver bgyaru já usava isso e a gente nem percebia (eu que sou sonsa pelo menos, nem percebia ahahaha)...

      Excluir
  11. Eu acompanho esse site > http://tokyofashion.com/
    E faz uns 4 meses que eu ando vendo muito sapato desse tipo!
    Acho que as japas devem gostar bastante por serem baixinhas x3 tem um q eu vi q gostei bastante :D mas não usaria muito (apesar de tbm ser baixinha e_e)

    ResponderExcluir
  12. pfv adooooro esse tipo de calçado, se pudesse todos meus sapatos sem salto seria assim.alem de te deixar mais alta é bem comfortavel

    ResponderExcluir
  13. por ter um pouco de referência com o pokkuri getta, uniram o útil ao agradável né?
    acho digno alguns modelos de pokkuri. plataforma é muuito confortável e como japa é baixa, :3

    ResponderExcluir
  14. Eu curti muitos os all star com esse solado grosso!eu tenho cinco pares desse tênis,mas agora eu quero um com esse "salto". para eu que sou baixinha e nã tenho costume de usar salto é perfeito!! adorei!!!

    ResponderExcluir
  15. eu tinha uma melissa transparente com solado alto assim, colorido, HORRIVEL.. mas na epoca eu amei..
    ou seja, podemos odiar agora, mas vai saber o que vamos amar amanha HEAUEHAUE

    ResponderExcluir