Introdução à moda Coreana

08:00 Tokyo Fashion Girls 23 Comentários

Olá meninas!
Como muitas de vocês são fãs de k-pop e consequentemente da moda coreana, estamos tentando trazer um pouco mais desse universo pra dentro do nosso blog! 
Conversei com a Mandy e ela topou fazer umas postagens sobre o tema aqui no blog. Gostaria que vocês lessem e dessem a opnião de vocês nos comentários, se acharam legal e se vocês tem idéias para os próximos posts. E claro, dando boas vindas para a nossa possível futura integrante ^^

______________________________________________________________________________

Olá leitoras do TFG! Eu sou Amanda Carolina, mais conhecida como Mandy Carol. Vim lhes trazer um breve artigo sobre moda coreana. Para talvez iniciar minha saga aqui. Meu tema será quase sempre este, algo que ainda estou aprendendo, mas estou em constante pesquisa, apesar de não haver grande pretensão de minha parte como visual pessoal, mas tudo vale como inspiração.

É importante frisar que esse é um artigo de visão geral e superficial, não deve ser tratado como regras absolutas de nenhum modo.

Introdução à moda sul-coreana




                A moda coreana, diferentemente da japonesa, é bastante homogênea e bem casual. Dificilmente há exageros e muito se aproxima da moda “mainstream” seguindo muitos padrões considerados ideais pelos próprios coreanos e os artistas externam muito bem essa tipologia. A moda gira bastante em torno dos idols que se tornam conhecidos na internet ou na TV pelas suas características físicas, quem nunca ouviu falar dos famosos ulzzangs/eoljjang? Então de certo modo é difícil desassociar a mídia coreana da moda.



Ulzzang Seo Ji Yie


Ulzzang Kang Hyuk Min

                A moda coreana sofre total influência da moda ocidental. A ideia de proporção perfeita é muito típica dos coreanos, não é a toa que é um dos países que tem maior decorrência de cirurgia plásticas.
                Os coreanos ligam muito para os cuidados com a pele, há um grande número de produtos para tal, e sempre que um idol entra em uma agência ele passa por um tratamento dermatológico. É bom ressaltar também que apesar da Coréia do Sul ser um país onde neva, também é um país de sol, e apesar de adorar a pele branca (outro padrão amado pelos coreanos) muitas das pessoas comuns são levemente bronzeadas (quem não recorda do famoso TVXQ na época do seu debut). Ter uma boa pele é reflexo de uma vida saudável!
                A altura e a magreza também contam. Um corpo saudável é bem visto, apesar de claramente o biótipo ajudar. Os coreanos preferem pernas finas e barriga enxuta (citando outro idol, Hyorin do Sistar foi criticada por suas curvas e escreveu um pedido de desculpas por não ter conseguido manter-se “em forma”, apesar de para nós ocidentais ela não estar nem um pouco gorda). A altura é outro fator, importante principalmente para os rapazes e não é incomum palmilhas de salto por dentro dos tênis. Para o homem também é vital um corpo saudável, ombros largos e abdômen definido são o que eles almejam, mas nota-se que esse é um padrão até controverso, pois eles possuem o tronco delgado apesar de definido (o grupo mais pesado da Coréia, 2pm, não chega a ter em média mais de 70 quilogramas por integrante).



Hyorin


2PM

                A dobrinha dos olhos não é só importante para os japoneses, na Coréia a cirurgia de pálpebra dupla é uma das mais comuns. Rinoplastia também não é incomum, a ideia de nariz grande é algo ligado à cultura popular que demonstra um ser desajeitado. Há também a cirurgia do maxilar, que consegue alterar totalmente o rosto de uma pessoa, mas é uma cirurgia bastante pesada e dolorida.



Kyuhyun do grupo Super Junior


Jessica - SNSD


Palmilhas de salto mostradas em um programa de TV

                As brands são ligadas a status social, então ter certa peça de marca pode-se tornar mais importante que sua vida financeira.
                A maquiagem coreana tem foco nos olhos e o chamado Korean Line é muito comum, se a inteção for uma maquiagem mais pesada, carrega-se mais nessa área. Mas talvez mais importante do que isso seja o preparo da pele, devido ao reflexo saudável que a pele representa para eles, como citei anteriormente.
                Então, onde está a ousadia coreana? A ousadia está nas estampas, nos cabelos coloridos (leia-se cores diversas, não cores fantasias apenas) e repicados, nos vários acessórios e nos sapatos. Há também em alguns casos o uso de sobreposições. A acentuação de uma roupa como algo diferenciado fica por conta desses itens, um acessório, um relógio, um chapéu, uma boina, um echarpe, uma bolsa, entre outros.





                Os coreanos adoram moda e ela está em constante mudança, falar dela aqui talvez até não seja o ideal, faremos ao decorrer do tempo a explicação de cada tendência, afinal como moda em geral elas mudam rápido. As roupas, os cabelos e até mesmo a maquiagem se desenvolveu com o tempo e continua a se transformar.
                Quem quiser se aprofundar mais também, além de ficar ligado no TFG, esse mês ta sendo lançado a primeira revista sobre cultura coreana do país a KoreaIN que traz entre as sessões MODA, ela é impressa e pode ser adquirida aqui, esse mês contaremos toda a história da moda Hallyu.


Espero que tenham gostado, e até o nosso próximo post!

23 comentários:

  1. Mandy, amei seu post! Por favor, continue falando pra gente da moda coreana, acho que é uma ótima maneira de começar a utilizar um estilo oriental pras mais tímidas e ganhar coragem pra incrementar com o tempo com os estilos japoneses :D

    Bjos, e obrigada Luana e Luciana ^^

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei. Embora eu escute k-pop de vez em qnd eu nem sei direito o nome das bandas. Fiquei pasmada qnd li sobre a cirurgia de maxilar o.O
    Enfim, adorei o post e adoraria que a Mandy fizesse parte do TFG *3*

    ResponderExcluir
  3. Já não era muito chegada a moda coreana, agora sabendo dessa atrocidade de operação no maxilar gostei menos ainda.

    ResponderExcluir
  4. Ai eu adorei!!!
    Sempre gostei do estilo coreano para a moda ^^
    É uma grande influência para mim na hora das compras.
    E eu adoro k-pop<3
    Beijus<3
    http://reinokawaii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. bem interessante esse post ^^ parabéns Mandy ;) eu gosto muito de k-pop mas não me identifico tanto com a moda coreana :S prefiro algo mas kawaii haha ^^ ao invés desse estilo mais adulto ^^' ,mas gosto muito do estilo "Rocker girl" ao qual muitas cantoras coreanas usam *^^* e tbm de Korean Line *-*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Sinto falta de sites e blogs em português sobre a moda coreana, então acho ótima a ideia de mais postagens sobre o tema. Apesar das diferenças acho que a moda coreana também pode servir de inspiração e referência para as leitoras do blog.:)

    ResponderExcluir
  7. Achei tudo lindo,menos as pernas finas demais >.<'

    ResponderExcluir
  8. Toda vez que penso em moda coreana imagino uma roupa "pra balads", talvez por influencia do k-pop, mas a moda casual é bem usavel. Porém prefiro um estilo mais girly.
    E se eu dia eu quiser ficar rica, fato q me especializo em cirurgia plástica e mudo pra coréia! =D

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post! é bem introdutório, mas é assim q deve ser né! =)

    Assisto a muitos Dramas coreanos e reparo bastante nesse "ideal" que muitos buscam por lá, principalmente nas roupas!
    Eu particularmente prefiro a moda japonesa q me parece ser mais "livre", mas a coreana me parece uma ótima referência também. Acho a make deles mais fácil de se usar no dia a dia, assim como os cabelos.

    Bjos e parabens pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, ADOREI o post! Muito interessante :)
    Além disso, gostei de saber a respeito da revista!

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post :]Adoraria que falassem mais da moda coreana!*w*

    ResponderExcluir
  12. gostei muito!
    Eu sinceramente prefiro a moda coreana por ter esse ar mais sério, mais adulto... continuem, por favor XD

    ResponderExcluir
  13. nossa, mandy no tfg? tenho certeza que ela tem muito pra contribuir, não apenas em assuntos relacionados à moda coreana, mas, é claro, em gyaru! querendo ou não, eles se inspiram muito nos japoneses tb, né?

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse post! Sempre quis saber mais sobre moda koreana, pois acho ela bem mais adulta e sexy do que a japonesa!
    Espero mais posts!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o post meninas!! adorei ^^
    a moda coreana é certamente menos exótica e mais usável. Eu fico me imaginado num lugar assim.. acho que seria tipo obesa pra eles no meu manequim 38 o.o mas eles morreriam de inveja dos meu olhos grandes xD

    beijão meninas

    ResponderExcluir
  16. Amei muito, agora pude vim aqui comentar ^^ já estou aproveitando para comentar os posts que amei de mais!

    ResponderExcluir
  17. OI! adorei a ideia de adicionar a moda coreana no blog, bem vinda Mandy :)
    não entendo o motivo da Jessica ter feito cirurgia no maxilar, ela já era linda :l, aliás todos eles. Acho triste eles se submeterem a cirurgias sérias só pra se adequar a mídia x.x

    ResponderExcluir
  18. What's up, this weekend is fastidious designed for me, since this point in time i am reading this enormous informative piece of writing here at my house.
    My webpage: tatoo removal

    ResponderExcluir
  19. amei muito detalhado gostei
    http://decora-harajuku.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sinto lhe informar que ninguém mudou a maxila mais sim a mandíbula então seria cirurgia mandibular que o que ela tirou ali a jessica foi justamente o angulo da mandibula desculpe mais não pude deixar de notar sou estudante de odontologia mais seu post está super interessante e bem explicadinho adorei

    ResponderExcluir
  21. Muito legal.
    http://laravidademulher.blogspot.com.br

    ResponderExcluir