domingo, 2 de setembro de 2012

Maquiagem Coreana


O post de hoje vai ser uma introdução básica à maquiagem coreana, vou mostrar as tendências que mais de 90% das pessoas ("normais" ou artistas) seguem por lá quando se trata de maquiagem.
Apesar de eu focar na maquiagem coreana, as dicas que eu vou dar também são muito usadas por japonesas mais maduras e que não seguem estilos vistos como juvenis (gyaru, lolita, fairy-kei, etc), na verdade a maioria das japonesas se maquia de um jeito parecido com o das coreanas, afinal elas tem que trabalhar e a regra no trabalho é sempre ser o mais discreta possível!


Minimalismo é a palavra chave que define a maquiagem dessas moças, até as campanhas para marcas de maquiagem tem tão pouca maquiagem que se fossem mostradas em outros países o pessoal iria achar que a marca não presta. Como eu citei nesse post aqui, a Coréia é o país número 1 em número de cirurgias plásticas e a maioria delas se concentra no rosto. Mas apesar de fazerem tantos procedimentos as pessoas que passam por procedimentos não são bem vistas, por isso muitos idols fazem plásticas antes da fama e negam até a morte quando são questionados sobre eles. Tem um filme legalzinho que mostra um pouco da reação das pessoas em relação a cirurgias na Coréia, se chama "Cinderella".

 

Resumindo, o pessoal faz a linha Gabriela "Eu nasci assiiiim, eu cresci assiiiiim", e a maquiagem vai servir só pra ressaltar os atributos que eles tem.
Vou me concentrar na maquiagem feminina já que a Mandy vai falar sobre a masculina em outro post.

Olhos


Nessa parte eu não vou me aprofundar, a maquiagem para os olhos mais famosa entre as coreanas é a Korean Line que eu já fiz um post só pra ela, então por favor dêem uma lida caso vocês ainda não tenham visto.
Também é muito comum as pessoas usarem zero maquiagem nos olhos (aí é só pra quem teve a sorte de nascer com um olho maior ou pra quem comprou), no máximo cílios postiços em tufinhos ou um delineado super fino quase invisível, tipo a maquiagem da foto abaixo.

Pele



Coreanos são obcecados por ter uma pele bonita e saudável fazendo longas etapas de skincare diárias (vou fazer um post sobre isso depois).
Quando se trata de maquiagem, a base é a principal preocupação das coreanas. O ponto principal é: o rosto nunca pode estar matte! É isso mesmo o que você leu! Por isso que muita gente reclama que o BB cream não segura a oleosidade, não é que ele não segure, é que ele naturalmente tem um aspecto mais "oleoso", e há um número enorme de produtos usados para aplicar antes da base ou BB cream para deixar ele com esse "glow".


A preferência coreana é por uma maquiagem base que deixe a pele com uma aparência "brilhante"


Produtos que ajudam a obter esse efeito

O motivo de elas gostarem da pele assim é que dá uma aparência de pele hidratada e bem cuidada, pra eles uma pele matte é sinônimo de pele sem vida, claro, sempre há excessões, esse tipo de rosto mais brilhante é mais usado em situações casuais e propagandas de maquiagem, para editoriais onde a maquiagem às vezes é mais forte e conceitual eles usam o rosto um pouco matte.

Vi esse tutorial no canal da Michelle Phan e achei bem útil postar aqui porque lembra bastante a maquiagem coreana (exceto a parte do "glow") e ela é uma das gurus que sempre ressaltam que uma pele perfeita é o que sustenta toda a maquiagem


Uma outra diferença na maquiagem coreana é que muitas vezes -muitas mesmo- o blush é muito claro e colocado em quantidades minúsculas, ou simplesmente não é colocado!


Podem ver que a foto acima é de editorial, com uma maquiagem super forte e não tem nada de blush, só um pouco de iluminador.
Apesar de o blush ser mais "sumido" o bronzer é muito usado em editoriais, fotos de divulgação e shows.



Lábios


Há uma preferência maior por lip balms com cor ou lip stains, que deixam uma cor mais suave nos lábios e duram o dia todo. Os batons sempre tem acabamento cremoso, nunca cintilantes ou matte (exceto em performances), o acabamento cremoso ajuda a dar volume nos lábios e a disfarçar rachaduras, além de parecer mais natural. Em editoriais são muito populares os batons fúcsia, apesar de não serem tão usados no dia-a-dia.


Batons como os da L'ecret oferecem esse tipo de acabamento com pouca cor e brilho.
As cores mais usadas são rosas, geralmente os que ficam mais naturais na pele como o rosa chá, nada de rosa bebê ou boca escorrendo gloss, tudo é feito para parecer que a sua boca é daquela cor naturalmente.

Vou deixar alguns tutoriais em vídeo pra vocês se inspirarem!



E aí meninas, gostaram do post? Em breve vai ter um sobre maquiagem masculina pra vocês mostrarem -casualmente- pros namorados XD

13 comentários:

  1. Adorei a postagem, principalmente o esclarecimento sobre o "glow" isso me fez entender melhor sobre os BB Creams coreanos (falo coreanos porque não sei se os norte-americanos tem o mesmo efeito).

    ResponderExcluir
  2. engraçado que antes eu admirava as coreanas por achar que valorizarem a beleza natural ao contrário das japonesas que tendem a querer parecer ocidentais. claro que isso caiu por terra quando comecei a ler sobre a obsessão delas os procedimentos cirúrgicos. -_- eles lidam um pouco diferente com a questão de serem muito parecidos uns com os outros, na coréia qualquer sutileza já tem grande destaque...
    eu acho muito bonita essa maquiagem pro dia-a-dia (é basicamente o que eu uso) e até pra dates, mas de resto é meio sem graça. acho que quem curte/usa maquiagem gyaru vai achar a mesma coisa, porque até mori-girl deve usar mais produtos que isso... D:

    ResponderExcluir
  3. Desde a primeira vez que eu vi um produto que deixa o rosto brilhante eu já estranhei, já que no Ocidente em geral fazemos de tudo pra matificar xD Eu sinceramente acho que não me acostumaria, mas no geral gosto muito dessa maquiagem minimalista :)

    ResponderExcluir
  4. acho muito bonito o estilo de maquiagem das coreanas, mas realmente não me daria bem com essa ideia do rosto brilhante, ainda mais porque minha pela já não é lá aquelas coisas e dá um trabalhão para deixar ela aceitável. rs'

    ResponderExcluir
  5. Rosto brilhante aqui no Brasil não dá certo, especialmente nos lugares mais quentes. Não fica com essa carinha bonita de pele saudável, fica com cara se oleosidade de suor mesmo! no way!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim esse negócio de pele com acabamento "brilhante" não dá... pele hidratada é aquela com aspecto saudável e não oleoso...

    Agora, olha só o risco que a pessoa corre depois de algumas horas usando maquiagem brilhante:

    http://goo.gl/k8LNt
    http://goo.gl/e1bOi

    Éca!!

    ResponderExcluir
  7. Até q me acostumei com esse efeito glow q os bbcreams deixam, mas só quando fica aspecto de pele saudável. Tenho realmente preferido isso a uma pele mate ultimamente.
    Curto um estilo de make mais limpa, mas as corebas exageram! Po, nem uma sombra colorida? N entendo porque as gurus coreanas compram várias paletas de sombras se nem usam xD
    Ah, e eu morreria sem blush, comassim?!
    Outra coisa que acho muito estranho, essas bolsinhas de "olheira", embaixo dos olhos. Tem gente q faz até cirurgia p ter isso enquanto nós compramos produtos p n ter isso! Vai entender.
    Tem outro filme coreba sobre plásticas muito bom: 200 pounds beuty, fala sobre uma mulher q recorre a plasticas para virar uma idol e ser aceita, é de comédia.
    Aguardo seu post sobre cuidados com pele!

    ResponderExcluir
  8. Acho a maquiagem minimalista para o dia-a-dia ou quanto vc está sem tempo mesmo,mas acho que em um editorial ficaria meio...sem sentido,talvez por que estamos acostumados com editoriais norte-americanos,que colocam cor até onde não precisa rs.
    Fiquei impressionada quando vcs falaram sobre cirurgia plástica,achei que elas já tinham os rostos daquela forma. xD
    Beijos. ^^/

    ResponderExcluir
  9. Esrou amando estas coisas sobre a Coréia, continuem assim!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria bastante de ler no blog sobre os cabelos delas, principalmente coloraçao pq vejo muitas mulheres com cabelos da cor da primeira modelo da postagem. Ja vi algumas tintas no ebay, mas não quero arriscar. Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  11. Gabriela "Eu nasci assiiiim, eu cresci assiiiiim" KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    ResponderExcluir
  12. aaaai amei,ainda + pq todas essas mulheres são cantoras de k-pop,
    a menina da 1ªfoto é a yoona(snsd),2ªhyoyeon(snsd),6ªseohyun(snsd),11ªtiffany(snsd),12ªseohyun denovo,14ªyur...eo resto eu conheço todas só falei essas pq são da minha banda favorita^^ SNSD pra sempreee

    ResponderExcluir
  13. Olá ^^ eu sou Carol, adm da page Kpop Style no Facebook ^^ Peguei essas informações para fazer um post,mas fique tranquila porque eu dei os créditos ao blog *-*

    ResponderExcluir