Skincare asiática (Parte 1)

06:30 Tokyo Fashion Girls 16 Comentários

Finalmente o post sobre skincare asiática que eu prometo há tanto tempo!
Embora eu fale "skincare asiática" eu vou focar mais no Japão e na Coréia do Sul que são os lugares onde certos métodos de skincare ficaram mais conhecidos.
Um ponto a ser observado antes de começar o post é que mesmo que um determinado procedimento seja batizado com o nome do país onde ele surgiu, isso não quer dizer que todo mundo desse país seja adepto, um exemplo disso é a "brazilian wax" que a gente sabe que nem é todo mundo que faz! Na verdade tem muita oriental que nem lava o rosto antes de sair de casa, principalmente as novinhas, hehe!
Eu ia fazer um post só, mas como acabou ficando muito extenso vou dividir em duas partes!

Photobucket

Os cuidados com a pele na ásia em geral tem alguns pontos em comum, vou tentar citar eles antes de falar sobre as particularidades do Japão e Coréia.

Produtos clareadores

O mercado de produtos desse tipo na ásia em geral é gigantesco! Meninas que usam cosméticos asiáticos podem notar que em 90% dos casos os produtos prometem clareamento da pele (whitening).
Existe uma certa confusão a respeito do motivo pelo qual os orientais usam esses produtos, as pessoas pensam que eles os usam para ficar com a pele clara como a dos ocidentais, mas isso não é verdade!
Na verdade a imagem dos artistas que chega na ásia são de mulheres gostosas e bronzeadas, quando as Ganguro começaram a aparecer no Japão o bronzeado da pele delas era inspirado nas garotas da Califórnia (que elas achavam que passavam o dia inteiro na praia e ficavam com a pele bronzeada).

O que os cosméticos clareadores não fazem:

-Clarear o seu tom de pele natural
-Dar a pele uma aparêcia esbranquiçada

O que os cosméticos clareadores fazem:

-Ajudam a suavizar o bronzeado
-Deixam a pele com cor uniforme (nada de marca de camisa no braço!)
-Tratam e previnem hiperpigmentação

Photobucket

Algumas linhas de clareadores:
Sofina / Sofina whitening lotion / Tonymoly Floria / Skinfood Omija

Além disso existem alguns fatores culturais (como eu já expliquei aqui): Na época imperial Coreana a pele branca era muito valorizada pois significava que a pessoa tinha origem nobre e era bem de vida, pois os pobres eram trabalhadores rurais que passavam o dia debaixo do sol e por isso ficavam com a pele mais escura! Até hoje as pessoas (na maioria mulheres) que trabalham no campo na Coréia se cobrem dos pés à cabeça pra evitar a exposição ao sol, a pele clara ainda tem muito valor na sociedade coreana.

Quem quiser ler mais sobre cosméticos desse tipo eu recomendo esse artigo aqui.

Limpar a maquiagem é essencial

Não adianta usar um creme caríssimo se a sua pele não for bem limpa e estiver com poros entopidos, isso vai causar aumento a oleosidade e o aparecimento de espinhas.
Se alguma de vocês já procurou por demaquilates asiáticos (até mesmo no ebay) deve ter reparado que 80% dos casos são demaquilantes que você precisa lavar o rosto com ele (nada de líquido pra aplicar no algodão e esfregar no rosto) e a grande maioria deles são "Cleansing oil" usados para fazer "Double Cleansing."

O que é o Double Cleansing?

É um método que ficou famoso no Japão, é basicamente "limpar o rosto duas vezes"!
Na primeira vez são usados óleos demaquilantes (pode ser creme ou gel tb) que "derretem" a maquiagem com mais facilidade. Apesar de tirar a maquiagem a maioria desses óleos pode deixar a pele meio "sebosa" e não vai sair da pele apenas com água, então o segundo passo do método é usar um sabonete para remover o óleo da pele.
No Japão são extremamente populares os sabonetes em forma de espuma (foam) para o segundo passo.

Photobucket

Cleansing oils:
Juju Aquamoist / Softymo white / Softymo speed cleanser / Shu uemura purifier

Se vocês quiserem ler mais sobre Double Cleansing eu recomendo esse artigo aqui.

O problema desse método é que meninas que usam cílios postiços devem realizar 3 etapas de limpeza, a primeira sendo a remoção dos cílios postiços.
O processo de retirar os cílios "na marra" agarrando a pontinha e arrancando os cílios com o dedo é ruim pelos seguintes motivos:

1- Algumas colas são muito fortes, então provavelmente ao tirar o cílio postiço os seus cílios naturais vão ser arrancados junto com ele.
2- Dependendo da marca e da qualidade os cílios podem deformar e tornar impossível a reutilização.
3- A pálpebra é uma região muito sensível, arrancar os cílios postiços faz com que a pálpebra estique mais do que o normal, o contínuo uso desse método pode acelerar o processo de envelhecimento dessa área em até 10x.


Photobucket

Os produtos para remover cílios postiços podem ser apenas demaquilantes próprios para a área dos olhos ou produtos específicos para isso:
Bison Tsukamegic / Softymo makeup remover / Bioré facial whipes / Kiss Me Heroine makeup remover

A remoção correta dos cílios deve ser feita dessa forma:

1- Aplique um demaquilante comum em um algodão e pressione nos olhos por alguns segundos para ajudar a descolar os cílios. (os lenços demaquilantes também podem ser usados nesse processo)
2- Gentilmente vá passando o algodão de uma ponta dos cílios para a outra, caso a ponta descole mas alguma parte ainda esteja muito grudada deixe o algodão pressionado por mais tempo.
3- Termine a remoção dos cílios, faça uma limpeza rápida neles e comece o Double Cleansing.


Especificação de produtos para a pele oleosa

Eu fiquei meio em dúvida se deveria colocar esse tópico ou não, mas achei que seria uma boa fonte de informação para meninas que querem usar produtos asiáticos.
Caso alguma de vocês tenha procurado devem ter percebido que quase nenhum produto asiático tem a descrição "hidratante para a pele oleosa" por exemplo. Quase todos os produtos para esse tipo de pele são denominados "pore care" (cuidados com os poros).
Não sei se é porque as pessoas teriam vergonha de comprar um produto pra pele oleosa (já que pele oleosa é sinônimo de falta de cuidado) ou se eles partem do princípio de que é por causa dos poros dilatados que a pele fica oleosa.

Photobucket

Um exemplo de linha é a "Fresh apple sparkling pore" da Skinfood, que é considerada linha para tratamento de poros dilatados e possui propriedades que ajudam a diminuir a oleosidade.

Então já sabem, se forem procurar algum produto para a pele oleosa procurem por linhas "pore care" nas marcas que vocês escolherem.
Todos esses produtos oferecem o que a pele oleosa precisa: hidratação, controle de oleosidade, clareamento (sempre presente) e redução da aparência dos poros. Eu acho mais fácil achar produtos desse tipo em marcas coreanas mais baratas (The Face Shop, Etude House, Skinfood, etc.) do que em marcas japonesas.

Photobucket

Como a Shiseido tem um grande mercado consumidor fora da ásia eles são uma das poucas empresas a ter produtos para a pele oleosa e denominá-los como tal.

Outra opção seria o uso de cosméticos específicos para pele com acne, aí as marcas japonesas mais baratas (DHC, Kao, marcas da Shiseido) produzem uma quantidade bem maior do que as coreanas, embora a quantidade de produtos na linha seja bem inferior do que as das linhas coreanas, geralmente uma linha completa japonesa pra pele com acne tem 4 produtos enquanto linhas coreanas tem 8 ou mais. O problema de usar esse tipo de produto se a sua acne não é severa (ou se vc não tem) é que o uso constante deles pode ressecar a pele, aí você vai precisar de uma hidratação extra.


Photobucket

Exemplos de produtos para cuidados com a pele com acne:
Meishoku skin lotion / Mentholatum Acnes / DHC Salicylic 
Photobucket

Photobucket

Produtos para cuidados com a acne são raros em marcas coreanas, mas quando existem as linhas são completíssimas com 8 produtos ou mais.
Nas fotos: Skin79 AC care e Dr Jart Ctrl A 

99% dos produtos para pele oleosa ou com acne são encontrados em marcas de farmácia ou marcas mais baratas, marcas de luxo tanto coreanas quanto japonesas não fabricam esse tipo de produto já que o mercado consumidor delas são mulheres maduras que precisam de hidratação e tem condições econômicas de comprar um creme caríssimo, por favor corrijam-me se eu estiver errada, mas nunca vi nenhum produto da Whoo ou da Sk-II, por exemplo, que sejam para peles com esses problemas.


Os tônicos (loções) são diferentes


Os tônicos asiáticos (chamados de loção no Japão) são a maior pegadinha para quem é ocidental!
Todos os tônicos que eu já vi à venda no Brasil são adstringentes, que servem pra realizar uma limpeza profunda diária na pele, acho que todo mundo aqui já deve ter visto review de adstringente em blogs com o "antes e depois" do algodão ser passado na pele né? Pois é, os tônicos orientais não são feitos pra isso!

Photobucket

Exemplos de loções japonesas:
Shiseido Hada Senka / SANA Nameraka / SANA Hadanomy / Hadalabo Gokujyun

Eles partem do princípio que a sua pele já deve estar super limpa depois dos processos de limpeza, então não há motivo pra usar um adstringente, sem contar que esse tipo de limpeza profunda diária pode causar ressecamento, e asiático tem horror a pele ressecada!

Então Luciana, pra quê diabos os tônicos ou loções asiáticas servem?

Na Ratzilla ela listou as funções para as loções japonesas, mas TODAS as loções coreanas dizem fazer exatamente a mesma coisa (eu obrigo o meu namorado a traduzir rótulo pra mim, mwahaha), então vou generalizar pros dois ok?
Os tônicos/loções asiáticos têm as seguintes funções:

1- Preparar a pele para receber os próximos produtos que serão aplicados. A preparação da pele é feita "amaciando" a epiderme para facilitar a entrada de outros produtos.
2- Eles funcionam como um pré-hidratante, na skincare asiática os produtos que tem base aquosa são aplicados antes dos produtos com base óleo.
3- Dependendo do produto ele tem outras funções descritas na embalagem como clareamento, redução de poros, anti rugas, etc.

Os tônicos são chamados por vários nomes diferentes na Coréia como: "skin", "balancer", "water", mas é tudo a mesma coisa, enquanto no Japão eles são chamados apenas de "lotion". Cuidado pra não se confundir, se uma marca coreana chamar um produto de "lotion" ele não é um tônico e sim uma emulsão!
Eles também tem texturas diferentes em marcas de luxo coreanas, fazendo com que o "balancer" ocupe o lugar do tônico e o tônico funciona como uma pré emulsão, mas isso será parte do assunto do próximo post!

Photobucket

Exemplos de tônicos coreanos que levam outros nomes:
The history of Whoo Hwa Hyun balancer / Skin79 Anti trouble Skin

Os tônicos asiáticos podem ser aplicados de 3 formas diferentes:

1- Colocar o líquido na palma da mão e aplicar no rosto com batidinhas de leve.
2- Você pode usar um algodão umedecido com o produto e passar no rosto mas a quantidade de produto depositada na pele não vai ser tão grande e você ainda vai desperdiçar um bocado no algodão. Não adianta esfregar ele na pele achando que vai ajudar a tirar sujeira!
3- Existe um método chamado "Lotion mask" que é basicamente colocar a loção no rosto em forma de máscara, isso pode ser feito com algodão ou máscaras pré fabricadas, para ler mais sobre isso eu recomendo esse post aqui.

Bem, acho que essa primeira parte ficou bem básica e fácil de entender, se alguma de vocês tiver dúvidas ou sugestões para serem abordadas na parte 2 deixem nos comentários ^^
E aí meninas, gostaram desse tipo de post?


16 comentários:

  1. Que incrível esse post! Muito esclarecedor, parabéns! Eu uso dois dos produtos que vcs mostram, o Softymo makeup remover e o tônico Hada Labo, o meu único problema é encontrar um hidratante facial que não seja muito oleoso >.<

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso esse post!! realmente há várias diferenças entre os nossos produtos e os de lá, então já que consumimos eles, é importante saber melhor como funcionam.
    eu sempre achei adstringente o passo mais inútil da skin care... pra mim o algodão quase não tem diferença depois da limpeza, mesmo não fazendo esse double cleansing.
    eles também usam "serum", né? nunca entendi pra que serve isso. :p

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo post! Um dos melhores e mais informativos que li. Já estou ansiosa pelo próximo.

    Estou em uma fase de testar cosméticos coreanos e fiquei com dúvidas sobre a posologia. Seu post ajudou bastante! Eu notei que o melhor método, para mim, para usar o tônico é o primeiro, sem algodão e com batidinhas, pois agride menos a pele.

    Estou testando o tônico e a emulsão Fresh Apple da Skinfood, mas acho que não vou me dar muito bem com essa linha e já encomendei outros. Não tenho pele oleosa, acho que é de normal à mista, mas odeio a sensação de oleosidade dos produtos normais, então sempre testo produtos para pele oleosa. Também não me dei com a Peach Sake. Agora que já vi que não me dou muito bem com itens para pele oleosa, vou testar os para peles normais e anti-rugas, de repente dão certo. Preciso aprender muito sobre cosméticos, pois estou notando as primeiras rugas e já estão me dando calafrios T T

    Também estou testando alguns Cleasing Foams da Baviphat e estou gostando muito. Vou postar sobre eles na próxima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada ^^

      Uma boa opção pra vc são os cremes em gel, eles não deixam a pele oleosa, tem tb o moisture surge da Clinique que é divino, um dos melhores cremes que eu já vi!
      O problema de cosméticos anti-rugas é que eles dão uma super hidratação na pele, e vc usando quando é novinha pode ser que sinta que a pele fica oleosa... caso vc queira começar a usar esse tipo de cosmético eu recomendo a linha RG2 da Danahan, o kit completo é caríssimo mas vale muito a pena! Ele hidrata muito a pele e não deixa oleosa, sem contar no cheiro que é uma delícia!

      Excluir
  4. "Na época imperial Coreana a pele branca era muito valorizada pois significava que a pessoa tinha origem nobre e era bem de vida, pois os pobres eram trabalhadores rurais que passavam o dia debaixo do sol e por isso ficavam com a pele mais escura!"
    Na verdade acho que por aqui também! Tanto é que "sangue azul", essa expressão que se refere a nobreza, foi dada porque as pessoas nobres tinham a pele mais clara e as veias ficavam aparecendo, azuladas.

    Esse post foi incrivelmente útil :3 Estou querendo renovar os produtos da minha necessaire com algumas marcas asiáticas (mais por causa da valorização da pele clara mesmo). Uma coisa que eu reparei é que mesmo algumas maquiagens pra pele seca tem a preocupação de ter um sebum control, o que eu acho legal pq mesmo peles secas não ficam livre de um brilhinho inoportuno :)

    Muito interessantes as diferenças entre limpeza e tônicos! ^^ Eu estou acostumada com os adstringentes, sinto a pele bem mais limpa e fresca, não sei se esse tipo de limpeza + tonificação daria o mesmo resultado, mas deve ser satisfatório, pq asiáticas tem a pele bonita :)

    ResponderExcluir
  5. Ah, agora que vi a embalagem do Speedy Cleansing é que caiu a minha ficha. Vc tinha perguntado se eu já tinha usado né, já usei e achei bão, mas sinceramente não vi nada de especial em relação ao Softymo White. Pra mim qualquer demaquilante em óleo funciona bem :)

    Aliás, vc já viu a história da menina coreana que passou 2 anos sem retirar a maquiagem? Aí uma equipe de TV a levou a uma clínica pra retirar todo o reboco e quando examinaram a pele dela, estava 20 anos envelhecida!! Só de imaginar o estado dos poros dessa menina fico com nojinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha eu vi esse negócio sim, mas eu acho que houve um erro de tradução ou o pessoal da emissora quis fazer estardalhaço, porque não é possível uma pessoa passar 2 anos sem tirar a maquiagem! Acho que ela passou 2 anos sempre colocando make no rosto mas acho que ela limpava e depois colocava mais. Até pq né, se ela não tirasse imagina o tanto de fungo que deveria ter crescido na cara dela? hahaha

      Excluir
  6. Excelente post, voltarei mais vezes para reler e assimilar as úteis informações.
    Muito obrigada!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Uou, muito útil, obrigada!
    Talvez se eu investisse em cosméticos coreanos, minha pele melhorasse. Tenho a pele bem oleosa, a limpo, tonifico e hidrato todo dia. Também esfolio e todas estas coisas. Mas ela nunca ficou lisinha, perfeita... Já fui em vários dermatologistas mas nada funciona, aiai

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post! Muito didático mesmo! Eu ja vinha proucurando sobre skincare asiatica mas nunca era tão explicativo!
    Agora a minha duvida é: tenho a pele seca. Esses rituais de limpeza servem também para pele seca, ou tem produtos especificos para a limpeza da pele seca?
    beijos ;*

    ResponderExcluir
  9. Da próxima vez que comprar um produto de skincare asiática, já deixarei esse post aberto pra ir verificando todos os detalhes da cada opção, tin-tin-por-tin-tin! Post lindo, completíssimo! <3

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do post!
    Gostaria de saber qual a rotina de tratamento oriental, pois aqui no Brasil nós temos a limpeza, tonificação e hidratação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Amei o post de verdade!
    Comecei a me preocupar com skin care desde pequena; minha pele era BEM oleosa e chata de cuidar, mas como acho que comecei a cuidar muito cedo (faço rotina de skin care desde os 10) e como sempre usei produtos muito agressivos, ela ficou de normal a seca agora. É até engraçado ver como mudou tanto!
    Agora estou procurando alguma linha asiática de skincare por ver que os produtos asiáticos para essa finalidade são sempre melhores, mas até agora não achei nenhuma decente... Procurei na Etude House mas todas as reviews que vi falavam que os produtos contem alcool. Vi na Skinfood e todos os produtos parecem bem oleosos e pegajosos. Vi na Baviphat mas todas as linhas que vi são para peles sensíveis... Está difícil achar uma linha legal. Se alguém tiver a bondade de me dar uma dica sobre uma linha de skincare para peles normais; que não fosse muito oleosa mas que também não fosse extremamente suave (no caso dos cosméticos para peles sensíveis), eu ficaria extremamente grata!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post! Só gostaria de saber sobre os clareadores se existe alguma marca brasileira, ou facilmente encontrada no Brasil que vocês recomendem! Muito obrigada!
    =***

    ResponderExcluir
  13. Nossa, fiquei chocada de verdade pelas coreanas....por utilizarem 8 passos.
    Tenho uma dúvida, sou alérgica, bemmm alérgica, tanto é que só to usando clinique...
    gostaria desta formula power, mas fiquei com receio do "clareamento", pois utilizam hidroquinona e/ou substancias que dão reação cruzada ( por ex, lightner, tinturas de cabelo, desodorantes). Será que utilizando TUDO isso, num dá problema não? Queria algo bão p limpeza de pele, e uma coisa que minha avó sempre dizia, o mais importante é a limpeza, e to querendo investir nela! Minha pele ficou bem oleosa, dps desta alergia, creio que é um fator compensatório, e que consequentemente me geram espinhas...:( Parabéns pelo review, vou ler a segunda parte...Beijos e feliz 2013!!

    ResponderExcluir
  14. Muiiiitissssimo obrigada por esse post 😍 me ajudou muito, estava perdidinha nessa história de skin care asiática pois não achava nada tão explicativo e a maioria em inglês.. Parabéns e muito obrigada!!! 😍

    ResponderExcluir