Ulzzang/Eoljjang

06:00 Mandy Carol 10 Comentários

Antes de mais nada, desculpem a minha falta, andava ocupada e quase sem tempo, então tive que abrir mão dos posts. Espero não abandoná-los novamente (ao menos não tão cedo!).
Gostaria também de acrescentar ao artigo passado que escrevi um comentário que recebi, sobre o tom de pele, do porque os coreanos primarem a pele clara, não seria exatamente uma errata, mas uma complementação.

“Olá, eu queria dizer que o problema principal com a cor da pele não é pela saúde ou com discriminação com outros países, é um fato histórico e cultural da Coréia associar quem tem pele mais clara com riqueza e status desde a Coréia antiga, Joseon e outros períodos de sua historia. Quem era mais pobre trabalhava no sol e sua pele ficava escura e logo se sabia que uma pessoa é humilde pela cor da pele. Claro que isso não acontece hoje porém coisas desse tipo ficam na cultura. Eu não digo que não há discriminação com outros paises, mas o principal motivo da pele mais branca possivel é cultural. Podemos até dizer que esse padrão evoluiu, pois quem tem dinheiro atualmente na Coréia não vai deixar sua pele ficar escura. A pele clara simboliza que a pessoa é bem de vida.”
Obrigada @juststupefyme pela contribuição!

*-----------------------*

Finalmente, voltemos ao post. Eu relutei muito em escrever esse artigo, pois realmente eu tenho uma visão um pouco diferenciada sobre esse tema e por ser “complexo” e não tão conhecido por mim, mas acho que chegou a hora de abordar. Tentarei me manter neutra no artigo, além disso, disporei as fontes.

Park Tae Jun

Seo Ji Hye

Eoljjang (Coreano: 얼짱) ou Ulzzang significa “melhor face” ou “boa aparência”, essa palavra serve para descrever pessoas que ganham popularidade na internet entrando em concursos onde suas fotos são julgadas e escolhidas pelos leitores, embora há aqueles que se tornam conhecidos de ter contas populares no Cyworld (cyworld.co.kr) ou ganharam popularidade na escola por serem atraentes.
Muitos eoljjangs populares acabaram entrando no entretenimento coreano e subindo ao estrelato, podendo atuar, cantar ou ser modelos.

E.Via

Won Jong Jin

Então, ulzzang seria uma espécie de “status” algo conquistado, mas acredita-se que pela popularização ele esteja se tornando uma subcultura e/ou estilo.*

Há também os chamados Momzzang (몸짱) que se baseia no corpo, sendo os Ulzzangs baseados no rosto.


Eoljjang se tornou um fenômeno na Coréia com a popularização de blogs pessoas e câmeras digitais. Logo essa ideia voltou-se as técnicas de fotografias que fazem você parecer mais bonito e mais jovem. Muitos adeptos utilizam muitos programas de manipulação de fotos (Photoshop e Xiu Xiu são os mais populares), maquiagem e até mesmo recorrem a cirurgias plásticas.

Os ullzzangs passaram a influenciar tendências de moda e maquiagem, até mesmo na escolha das câmeras digitais.

Sang Gil

*Bem há quem discorde, alguns afirmam que Ulzzang é um estilo, mas há aqueles que ainda acreditam que ele é apenas um “termo” a ser ganhado devido grande popularidade, há ainda quem afirme que apenas orientais possam ter título de Eoljjang.

Leia também - http://article.joinsmsn.com/news/article/article.asp?Total_ID=3216838 (Link retirado do fórum Gyaru Brasil, disponibilizado pela Yuri)

Essa é uma pena introdução, algo bem superfical, pretendo me aprofundar mais para frente (quando tiver mais tempo para um post bem elaborado).


10 comentários:

  1. Tem um vídeo de um programa de moda e beleza coreano em que aquela Kotakoti e uma dessas ulzzangs famosas participam. É impressionante a diferença da ulzzang sem maquiagem! Ela mostra que é tudo efeito de maquiagem, luz e angulo. Deveriam ser conhecidas por melhor maquiagem, não melhor rosto xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho fascinante o modo como as pessoas podem mudar com maquiagem, concordo no ponto que deveria ser a melhor maquiagem, mas não deixa se bonito em muitos casos :3
      Eu sou amante das gyarus e elas não estão nada longe de mudar completamente, parece uma nova pessoa, mas se ela se sente bem, por que não? Mas é a opinião de cada um! Obrigada pelo comentário *-*

      Excluir
  2. Deveria ter falado também do Ulzzang Shidae, já que eles praticamente chamam os jovens mais famosos nas redes socias coreanas. E das diferenças entre Fei Zhu Liu e Ulzzang, já que muitas pessoas costumam se confundir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dih-chan! Vamos aprofundar mais futuramente! ^^ Pretendo trazer a diferença entre Ulzzang e Gyaru também, que apesar de não parecer muita gente confunde! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. De boa, mas essa e.via tem cara de "mental", era pra ser assim mesmo? XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne é que isso é aegyo (traduzindo chulamente para "fofinho"), aqui explico sobre isso: http://tokyofashiongirls.blogspot.com.br/2012/08/aegyo.html

      Excluir
  4. Sobre a pele clara, aqui no ocidente era a mesma coisa pois a cor da pele mais clara refletia que a pessoa tinha um status hierarquicamente superior. Isso só mudou após o surto de tuberculose, na qual as pessoas doentes ficavam bem rancas, assim as mulheres começaram a passar blush e com o tempo isso desenvolveu oara o bronzeamento.

    Sobre os Ullzzand, aho estranho saber se a pessoa é bonita mesmo se a mesma utiliza vários artifícios do photoshop O.O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns sites desses que promovem os ulzzangs tentam desmarcarar as pessoas que usam esses artifícios, é até um pouco engraçado, visto que isso que já tinha até se tornando uma "marca" deles. Ai alguns apelam pra maquiagem ou até cirurgia (antes fosse só photoshop) e não se deixam fotografar sem todos os apetrejos haha!

      Excluir
    2. Exatamente Laís, e aqui no Brasil os descendentes de europeus da realeza eram chamados de "sangue azul" por causa das veias que apareciam na pele branca lol.
      A diferença é que agora no ocidente a pele bronzeada é sinônimo de saúde enquanto na Coréia nada mudou!

      Excluir
  5. amei o post to pesquisando muito sobre isso
    http://decora-harajuku.blogspot.com

    ResponderExcluir