Skincare asiática (Parte 2)

07:00 Tokyo Fashion Girls 10 Comentários

Segunda parte do post sobre skincare asiática, para quem não viu, a primeira parte está aqui: Parte 1

Massagem facial


A massagem facial é considerada uma das etapas de cuidados com a pele, tanto no Japão quanto na Coréia, embora tenham algumas diferenças entre si, o princípio é basicamente o mesmo.

As massagens têm diferentes propósitos como fortalecer os músculos faciais, melhorar a circulação sanguínea, remover as linhas finas de expressão, mas com certeza a massagem mais popular é a massagem nos gânglios linfáticos.
De acordo com Chizu Saeki, que é uma das gurus quando o assunto é pele no Japão, se os gânglios não forem "exercitados" o rosto pode perder a definição e causar o acúmulo de toxinas, na verdade esse é um assunto mostrado em revistas gyaru que afirmam que massagens diárias nos gânglios podem fazer o rosto ficar com a tão sonhada "V shape".



Photobucket


Exemplos de massagens explicadas na revista Popteen, não sei de que ano

O pescoço concentra cerca de metade dos gânglios, então a massagem se concentra basicamente nessa região, os principais pontos a serem massageados são:


1. Atrás das orelhas
2. Nos lados do pescoço
3. Acima da clavícula
4. Nas axilas


Tanto as massagens que prometem redução de medidas quanto as massagens para outros efeitos têm a sua eficiência questionada, quem faz afirma que dá certo, e quem não faz afirma que o sistema linfático é coisa séria e que não deve ser estimulado tão frequentemente e por uma pessoa que não é qualificada.
Caso vocês se interessem pelo assunto e queiram ver mais massagens faciais tem esse vídeo aqui e esse aqui.



Photobucket

Exemplos de cremes de massagem facial: Etude house darling massage cream / Freshel massage foam / Sekkisei supreme massage cream / O HUI massage cream / Freshel cleansing and massage cream

Além da massagem feita com os dedos também são muito populares os massageadores faciais, que são tipo uns rolinhos que a pessoa passa no rosto ou no corpo, eles afirmam que ajuda a reduzir medidas. 


Photobucket

Photobucket


Além das massagens faciais e corporais também existem "gadgets" pra massagem do couro cabeludo, eles afirmam que o estímulo ajuda a promover a circulação e melhorar o crescimento dos fios.



Photobucket


Orientais adoram espuma


Quem já procurou sabonetes (cleansers) asiáticos deve ter percebido que a esmagadora maioria é vendida em forma de espuma (foam). Isso acontece porque quando você lava o rosto com um líquido acaba tendo que esfregar muito para a espuma se formar, aplicando a espuma diretamente no rosto você não agride tanto a pele.


Há dois tipos de foam que você pode comprar, os que já vem com uma válvula que transforma o líquido em espuma, então quando você aperta a espuminha já sai na sua mão...

Photobucket

Bioré / The Face shop / Etude House / Softymo

E os que são vendidos na forma líquida ou creme e você tem que transformar ele em espuma.



Photobucket


Sofina / SANA / Softymo / Skinfood / Bioré
Mas Luciana, se eu tenho que transformar ele em espuma eu tenho que esfregar ele no rosto, não é?
Não, justamente por isso as marcas asiáticas também vendem o que eles chamam de "foaming net" que são tipo uma redinha com umas esponjas dentro, ou uma bolinha de esponja que você coloca o produto líquido e esfrega até ele formar a espuma, aí você só passa a espuma no rosto.

Photobucket 

Photobucket

Máscaras faciais japonesas

Apesar de algumas marcas japonesas terem máscaras faciais em suas linhas de produtos, no Japão é usado um método chamado de "lotion mask" que serve para fazer com que a sua pele absorva melhor os princípios ativos do seu tônico (ou loção, se for japonês), nesse vídeo a Chizu Saeki mostra como a máscara facial é feita usando quadradinhos de algodão.




Para quem achar muito complicado "montar" a máscara com algodão, pode também comprar a máscara desidratada e usar o seu tônico favorito para fazer a lotion mask.

Photobucket

Etude house / Kosé / Lululun / Muji / Shiseido




O problema desse método é que gasta muito produto, então se você tem um tônico de uma marca cara provavelmente você não vai querer gastar ele para fazer uma máscara facial, é muito mais barato comprar as máscaras prontas já que o uso delas é recomendado para ser feito uma ou duas vezes por semana e as "lotion masks" são recomendadas para serem feitas todos os dias.

Ah, vale lembrar que as loções japonesas geralmente possuem mais álcool do que as loções/tônicos de outros países, isso acontece porque o clima no Japão é muito úmido então o álcool ajuda o produto a ser absorvido mais facilmente pela pele. O álcool nesses casos não causa desidratação pois ele vem acompanhado de ingredientes que hidratam a pele.

Rotinas de skincare

Chegamos na parte que todo mundo quer saber! Como é a rotina de skincare asiática?
Pra explicar vamos pensar um pouquinho em como geralmente é a rotina de skincare da maioria das brasileiras:

1- Lavar o rosto. Chuto que 50% devem usar um sabonete próprio para o tipo de pele e 50% deve usar o mesmo sabonete que usa pra tomar banho.
2- Adstringente. Geralmente usado como uma etapa de limpeza da maquiagem já que o rosto não foi bem limpo pelo passo 1.
3- Hidratante: "Pra quê isso? Eu tenho a pele oleosa, se passar hidratante vai piorar tudo" 

Encarem o esqueminha acima como uma brincadeira, claro que nem todas as brasileiras fazem isso (estou considerando brasileiras até os 25~30 anos já que as mais velhas costumam usar mais produtos), assim como nem todas as japonesas usam o esquema que eu vou citar:

1- Remover a maquiagem e limpar a pele. Preferencialmente usando o método do double cleansing que citei aqui
2- Loção (tônico). As loções japonesas são clareadoras e hidratantes, geralmente se usa o método das lotion masks (ain't nobody got time for that!)
3- Máscaras faciais. De uma a duas vezes por semana.
4- Serum. 
5- Hidratante. Variando de acordo com a necessidade da pessoa.

As loções nós já explicamos no post passado, mas o que seria um serum?





Super serums da Lancôme, atualmente 1º e 2º lugares no ranking da cosme JP

O serum serve para adicionar nutrientes nas camadas mais profundas da pele já que as moléculas do serum são menores do que as do hidratante, geralmente ele é aplicado depois do tônico e é seguido pela emulsão ou hidratante.

Nessa lista eu coloquei as rotinas noturnas, mas o procedimento é mais ou menos o mesmo durante a manhã, exceto a parte do double cleansing, onde pela manhã é usado apenas um cleansing normal e se adiciona no final da rotina um protetor solar, que deve ser usado até dentro de casa, principalmente para mulheres que cozinham.

A necessidade da hidratação

Sempre é bom repetir: toda a pele precisa de hidratação, inclusive a pele oleosa! Oleosidade não significa hidratação, muito pelo contrário, se a sua pele está ressecada o seu corpo tende a produzir mais oleosidade para compensar. Já citei na parte 1 algumas marcas que fazem produtos para a pele oleosa e acneica.
Orientais são loucos por hidratação, o maior elogio que você pode dar para uma mulher que more nesses países é dizer "Você tem a pele muito bonita".

Coreanos adoram camadas

Vocês já repararam que as linhas de produtos coreanas tem sempre 4 ou mais itens? Não? Então olha só...



No quesito "malucos por hidratação" os coreanos ganham disparado! Pra eles o ritual de sentar em frente a penteadeira e passar os cremes é super importante.
A rotina de skincare (noturna) coreana é mais ou menos dessa forma...

1- Remover a maquiagem e limpar. O double cleansing é usado, mas não muito difundido pois as coreanas geralmente usam pouca maquiagem, demaquilantes líquidos são mais populares do que óleos demaquilantes.
2- Tônico. Geralmente hidratante, mesmo que seja indicado para peles oleosas ou acneicas.
3- Máscara facial. De uma a duas vezes por semana, geralmente hidratantes.
4- Serum
5- Emulsão. Funciona como um hidratante menos potente
6- Hidratante.
7- Creme para os olhos

Apesar de eu mostrar esse esquema, a skincare coreana não possui um padrão pois tem pessoas que incluem ainda mais itens se você considerar as ampolas, cremes de massagem, e tratamentos específicos como corretores de linhas finas, secativos para espinhas, etc.

Diferenças nas marcas de luxo coreanas

Outra curiosidade é que os nomes, funções e ordens de uso dos produtos mudam nas marcas de luxo coreanas.


Aqui nessa foto tem as direções de uso da linha Hwahyun da The History of Whoo. Nesse caso o tônico é chamado de "Balancer" o serum de "essence" e a emulsão de "lotion", por isso falei que vocês devem ter cuidado com as diferenças de nomes entre países.

Além das mudanças nos nomes alguns produtos são diferentes de outros nas linhas mais baratas, por exemplo...

1- Nas marcas de luxo coreanas os tônicos (toner) são mais densos e parecem um gel. O balancer seria o tônico "aguado" que a gente está acostumado. Em linhas que possuem os dois produtos o balancer é indicado para ser usado primeiro e o toner em seguida.
2- Os serums são como se fossem cremes e algumas vezes são chamados de "essence", as ampolas (ampoule) que são os serums que a gente está acostumado, com o conta-gotas e o líquido meio viscoso.

Bem, é isso! Espero que esses posts tenham tirado várias dúvidas que vocês possam ter e também ensinado um pouco sobre esses métodos de cuidado com a pele.
Esse é o último post que pretendo fazer sobre o assunto mas caso vocês tenham dúvidas sobre outros temas ou dicas de temas para serem abordados, podem deixar aí nos comentários ou enviar pra gente por email, se recebermos vários assuntos novos faremos outro post ^^

Até a próxima!

10 comentários:

  1. PERA. Lá nas massagem tem massagem na virilha tb? o_o noooooffa :B

    Vi em algum programa (ocidental mesmo) uma mulher ensinando uma massagem facial para reduzir a oleosidade O: Achei muito mágico, mas já esqueci como era e não pude testar pra ver se dava certo o_õ

    Essas máscaras prontas são muito legais ♥ O único porém é que assusta demais se ver no espelho com uma assim xD Testei uma da Baviphat, até tirei foto usando pra fazer review, mas o bom senso me fez apagar :X

    Acho cilada não passar hidratante D: Se o tônico for adstringente ou mais "agressivo" assim a pele pode tomar como um sinal de perigo e produzir mais oleosidade pra compensar a "agressão" Existem hidratantes pra todo tipo de pele, não tem pq não usar i.i

    Muito informativo esse post e a primeira parte, adorei ♥

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante, continuem assim! vou começar a comprar produtos de skincare e fazer minha rotina :)

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho exatamente esse conjunto de 2 rolinhos faciais da foto que uso quando acordo com a cara inchada. Não sei se é impressão minha, mas comigo funciona mesmo.

    Tb tenho um germanium roller que apesar de ser beeeem mais caro que esses aih, nao achei que funciona muito nao...

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada mesmo por esses posts gigantes sobre skincare! vou continuar com o meu basicão (que btw mal consigo cumprir diariamente) demaquilante-limpeza-tônico-hidratação, mas pretendo trocar o sabonete facial por esses double cleansers orientais mágicos. :D ...na real pretendo trocar TUDO por produtos asiáticos, portanto posts assim são essenciais!
    me surpreendi por ver que citarem as massagens, acho super importante, porque faz diferença pra pele mesmo! :D

    ResponderExcluir
  5. Massagem Facial deve ser mara, mas massagem nos gânglios deve doer pra caramba, além de provavelmente não ter resultado nenhum. Pode acabar infeccionando também! Fiquem só na facial por enquanto meninas xD
    Canais linfáticos = por onde a linfa(acúmulo de líquidos) passa
    Gânglios = local onde ficam suas células de defesa, não machuquem seus macrófagos! xD

    Amei o post! Antes confundia muito isso de essence, balancer e por ai vai.
    Já to quase uma asiatica cuidando da pele pela manhã, minha rotina só é diferente pela noite quando entram os cremes da dermato, que intercalo com algum hidratante.

    Cuidar da pele faz toda diferença, mas agora vou incluir essa massagem legal também. vale imprimir para colar na parede para copiar? xD

    Ah, uma das melhores descobertas no mundo dos produtos asiáticos foram os cleansers. Como os bixinhos fazem espuma! To adorando!

    ResponderExcluir
  6. Como sempre posts incríveis! Eu tento fazer massagem facial todos os dias, pois meu rosto é redondo demais e morro de medo de rugas xD
    Quanto ás máscaras faciais realmente só uso de vez em quando, pois gasta muito produto i.i pretendo testar as que já vem "prontas".

    ResponderExcluir
  7. Ixi, sou mto hardcore enton, se tiver d make monha rotina é: demaquilante, lencinho umedecido, shampoo johnson nos Cílios, sabonete especifico, adstringente, anti rugas, creme para os olhos, anti olheiras e hidratante. Sem make é a mesma coisa menos tudo q vem antes do sabonete xD
    Só tenho algumas linhas finas na testa e 1 em cada olheira, mas sou a-pa-vo-ra-da com rugas.
    PS: minha pele é oleosa e se n seguir essa rotina acabo com espinhas lol acredito piamente q pele oleosa = ressecada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci d falar q isso é durante a noite antes d dormir, e faço drenagem com o anti rugas. De dia só lavo e passo adstringente, o protetor, hidratante e primer já uso embutodos no bb cream (maravilhindo, tiamu). Ah e se tiver com espunhas (tpm hi), passo eum secativo logo após o adstringente e troco o bbcream com hidratante por um pra pele acneica (leia-se vou do orange da skin79 pro clearing da holika). Geralmente no outro dia a espinha já uera

      Excluir
  8. Nossa!! Eu não tinha ideia da rotina das japonesas e coreanas! Adorei saber um pouco sobre isso. Mas eles são bem mais pacientes que nós hahhaha minha rotina é super simplificada. Faço apenas o que a dermatologista recomenda xD Mas adorei aqueles apetrechinhos de massagem facial, deve ser muito bom fazer :)

    Até mais ^^

    ResponderExcluir