Vale a pena investir em BB creams?

07:30 Tokyo Fashion Girls 17 Comentários

Sempre recebemos esse tipo de pergunta por falarmos muito de BB cream e raramente postarmos algo sobre bases aqui nesse blog, diferentemente de outros blogs que falam bastante sobre bases.
Quando eu comecei a comprar BB creams eu era bem entusiasta e sensacionalista e saía por aí falando que "vc nunca mais vai precisar de base com BB cream", mas com o passar do tempo eu parei pra perceber que não é sempre que o BB cream é adequado pra mim, imagine pra outras pessoas que tem a pele diferente da minha! Então comecei a ponderar mais as minhas opniões a respeito deles e cheguei à conclusão que precisava fazer um post que explicasse e ensinasse o uso de BB creams e bases.
Hoje eu vou tentar explicar todos os motivos que conheço para você comprar ou não comprar um BB cream, então se alguma de vcs ainda não tem esse item pode tirar a conclusão se ele serve ou não pra vc.

Mudanças nas fórmulas a partir de 2012

Na verdade acho que as mudanças começaram antes, mas foi a partir de 2012 que os produtos com a fórmula melhorada começaram a ser comprados e comentados na internet em maior escala.
Lembra daquele papo de que os BB creams auxiliam na regeneração da pele, melhorando a aparência de cicatrizes e manchas? Pois é, muito se comentou na internet a respeito disso porque nem todo mundo percebeu esses efeitos mágicos dos BB creams, tanto que hoje em dia são poucos os BB creams que são lançados e que permanecem com essa promessa de reconstrução.


Até a Dr. Schrammek, que foi a empresa que criou o BB cream não faz mais promessas mirabolantes de regeneração da pele.

Mas esperem, não é só porque eles pararam de anunciar isso que os BB creams não tem boas propriedades, muito pelo contrário, as propriedades encontradas nos BB creams são muito diversas, dependendo de para qual tipo de pele ele é feito, geralmente todos oferecem clareamento, hidratação, cobertura dos poros, proteção solar, primer, entre outras coisas.


Meu BB cream favorito: Acne Care da PNY Japan

Outra mudança que aconteceu foram os BB creams mais voltados para a pele oleosa e prometendo acabamento matte, coisa que há alguns anos era difícil encontrar então as meninas que queriam usar os BB creams acabavam tendo que se contentar com a pele pingando óleo.


Além disso também houveram mudanças nas cores dos BBs, hoje em dia os BB creams lançados não tem mais o tom acinzentado horrível que tanta gente reclamou, na foto acima eu fiz as amostras de cores do BB cream Hot pink (das séries antigas) e do Vital Orange (das séries atuais) pra vocês verem a diferença no tom das cores.
Eu nunca soube explicar porquê esses BB creams antigos tinham esse tom acinzentado, já vi vários sites dizendo que era pra "ajudar a clarear o amarelado das peles asiáticas", coisa que eu não acredito muito pois já vi meninas asiáticas reclamando da aparência acinzentada da pele quando usavam esses BB creams.



BB cream da Etude House com FPS50

Uma outra coisa boa que aconteceu foi o aumento da proteção solar nos BB creams asiáticos, infelizmente os BBs ocidentais ainda estão fazendo produtos com FPS20 que pra muita gente não é suficiente. Antigamente era super comum encontrar BBs que nem proteção solar tinham, aí vc teria que usar um protetor solar antes. Aliás, sempre é bom usar protetor solar mesmo que o BB cream tenha FPS50 caso você vá se expor muito ao sol.


Problemas dos BB creams 

01 - A cobertura

A maioria dos BB creams tem cobertura baixa ou média, então pessoas que tem problemas como acne severa (tipo o famoso caso dessa menina aqui), manchas na pele, olheiras, enfim, qualquer problema que você precise de cobertura alta, o BB cream não vai te ajudar, pode até deixar o caso pior já que a sua pele vai ficar tipo "estou tentando esconder as manchas mas não deu certo". Eu citei as olheiras porque muitos BB creams prometem ser base e corretivo então funcionam para olheiras não tão escuras, já para pessoas tipo eu ou pior é preciso passar corretivo pra disfarçar.
Para dar uma cobertura boa o BB cream precisa ser passado umas 2~3 vezes, o que é meio chato.
Além disso, para festas ou ocasiões que precisem de uma cobertura e durabilidade maior é mais aconselhável o uso de bases.

02 - A variedade de cores

Esse é um dos maiores problemas das meninas do Brasil que querem comprar BB creams, afinal somos um país de todas as cores!


Foto da Karlasugar

Peguei o exemplo acima só pra não usar as cores da MAC que todo mundo tá cansado de ver por aí, mas a MAC tem uma variedade ainda maior de cores em certas bases!
O problema da falta de cores é simplesmente uma questão de mercado, as lojas que a gente costuma comprar no ebay são da Coréia do Sul e China, então as cores são feitas para o mercado asiático, ou seja, geralmente só com duas ou três cores disponíveis e todas elas claras.
Tanto é uma questão de mercado que na loja da Skinfood que eu visitei na Califórnia eles vendem o BB cream da Peach Sake em várias cores diferentes que não encontramos no ebay.


Na loja da skinfood na Califórnia o BB cream Peach Sake tem 7 cores disponíveis

A única opção para meninas morenas nesse caso é que os BB creams continuem fazendo sucesso no ocidente porque as marcas geralmente vem com boas opções de cores mais escuras.


BB cream da Maybelline é uma boa opção para meninas com a pele mais escura

A parte boa é que esses BB creams de marcas de farmácia americanas são bem baratos, acho que esse da Maybelline custa menos de 10 dólares!
O único BB cream asiático que eu conheço que tem várias opções de cores é o "Perfect cover" da Missha.


Opções de cores do BB cream da Missha


03 - Peles oleosas são sempre minoria

Apesar de agora nós termos mais opções de BB creams que prometem controlar a oleosidade, a grande maioria deles são um terror para as peles oleosas, ainda mais se tratando de BB creams coreanos, pois como eu já falei por aqui, eles adoram um "glow" na pele.
Há poucos BB creams feitos para a pele oleosa por aí, então você tem que sair procurando os BBs que oferecem acabamento matte e que possuam proteção solar mais baixa pois geralmente quanto maior a proteção solar, maior é a sensação de oleosidade que ele vai deixar na pele.


Como eu estou me aventurando pelo mundo dos BB creams japoneses, estou descobrindo que eles tem várias opções a mais de produtos que oferecem acabamento matte e que são próprios para a pele oleosa ou acneica, esse acima é da mesma empresa do meu BB cream favorito mas ele promete um acabamento ultra matte, fiquei curiosa!

Caso você goste muito da cor de um BB cream e queira usar ele mesmo sendo muito oleoso o jeito é usar um "oil block" pra controlar a oleosidade e um blot por cima pra ajudar o rosto a ficar matte, e sempre manter os blotting papers na bolsa.

04 - Dificuldade de acesso

Apesar de marcas ocidentais terem investido nesse produto eles ainda não chegaram no Brasil! Estou aguardando ansiosamente os BB creams mais baratinhos como os da Maybelline e L'oreal chegarem por aqui pois provavelmente virão com um preço bem amigo.
Por enquanto temos que ir nos contentando com o ebay, ichibankao, shopping services e todas vocês sabem o quanto as encomendas demoram a chegar por aqui por causa das burocracias da Receita Federal, triste realidade!
A pior parte disso tudo é que já vi casos de pessoas que encomendam BB creams baseando-se em reviews, esperam 2 meses pro produto chegar e quando finalmente recebem... a cor não dá certo! Sempre faço esse mesmo discurso para meninas que me perguntam qual é o melhor BB cream, isso depende de cada cor e tipo de pele, ambiente que vc vive, e encontrar o BB cream perfeito gasta tempo e dinheiro, você inevitavelmente vai errar mas também pode acertar, a parte boa é que como esse produto está bem popular entre as meninas que lêem blogs de maquiagem é só anunciar o BB cream que não te serviu com um preço justo que ele é vendido rapidinho! Ou vender/trocar com as amigas, é o que eu faço!

Vantagens dos BB creams

01 - Dispensa primer, protetor solar e pó

Quem usa BB cream não precisa se preocupar com primer porque todos eles oferecem uma boa ou ótima cobertura dos poros, como citei acima alguns já estão sendo lançados com FPS50 e eles dispensam o uso de pó "pra assentar" pois eles geralmente espalham muito bem e ficam bem uniformes.

02 - Parece que sua pele é bonita naturalmente

Ainda não descobri uma base que deixe a sensação que o BB cream deixa na pele, parece que você não passou nada, só sente que a pele fica mais hidratada, isso é ótimo para situações cotidianas como ir pro trabalho, faculdade, fazer compras, onde você não precisa estar glamurosa mas tem que sair com uma carinha digna, afinal ninguém quer ir na padaria parecendo que está com reboco na cara né?
Um produto que se assemelha muito aos BB creams nesse quesito são os hidratantes com cor, mas acho que eles não são tão difundidos aqui no Brasil e os BBs oferecem mais vantagens.

03 - Dispensa o uso de aplicador

Todos os BB creams que eu já testei são aplicados facilmente com os dedos, ainda não vi nenhum BB que seja necessário o uso de pincel ou esponja para aplicar, diferentemente da minha base da Laura Mercier que eu passei muito tempo sem usar porque não tinha um pincel apropriado para aplicá-la.

04 - O preço

BB creams bons são muito mais baratos do que bases boas, um BB coreano custa uns 30~40 reais e um japonês custa entre 40~50 enquanto uma base boa pode custar até 90 reais. Existem BB creams mais caros? Sim, existem, assim como existem bases mais baratas, mas estou baseando os preços nos produtos mais populares na blogsfera.

05 - É o santo graal de quem tem a pele seca

Pele ressecada e sem vida? O BB cream disfarça! Nesse caso os BB creams coreanos são os mais indicados por ter aquele "glow", para as peles maduras isso é maravilhoso pois deixa a pele viçosa e com uma aparência saudável, sempre dei BB creams pra minha mãe e ela recebe muitos elogios quando sai com ele então se vocês tem mamães vaidosas é um bom presente pra elas!

Bem... resumindo...
Eu recomendo o BB cream para:

- Uso diurno ou em momentos casuais
- Peles maduras
- Pessoas que só precisam de baixa/média cobertura (essas podem usar durante a noite tb)

Não recomendo o BB cream para:

- Uso noturno, em baladas ou em ocasiões com câmeras profissionais por perto (casamentos, etc)
- Pessoas que precisam de cobertura alta

Espero que esse post tenha sido útil pra vocês, qualquer pergunta ou correção que vocês queiram fazer é só deixar nos comentários ou no nosso Formspring que vamos respondê-las se possível ^^


17 comentários:

  1. Fantástico esse post *-* BB cream é meu companheiro de todo dia, mas fato que quando vou em casamento ou algo assim ainda recorro à velha base mousse da Maybelline.
    Também estou prestando atenção nos produtos com FPS que fazem minha cara ficar branca como fantasma quando tiram foto com flash G_G
    Legal que algumas marcas tenham mais variedade de cores :3 A maioria só tem dois, né? Fica meio difícil pra algumas brasileiras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ichigo uma boa opção pra vc que não se dá bem com produtos com muito fps é passar o protetor solar antes e usar um BB cream sem muita proteção depois, eu SUPER recomendo o "Bioré UV aqua rich" que tem FPS 50 e é sequinho, leve e muito barato, vou fazer review dele em breve ^^

      Excluir
  2. Esse post ficou muito bom! Como eu nunca compro produtos por internet fiquei muito feliz de saber que já existe BB da Maybelline, espero que ele chegue logo no Brasil! Eu sempre tive curiosidade pra testar, agora como você explicou que eles tem cobertura mais leve sei que tenho que procurar um bom corretivo também!

    ResponderExcluir
  3. Alguma de vcs ja usou o bb cream KISS ME?
    http://hofu-japan.heteml.jp/KISS%20ME%E2%98%86ISEHAn-Lasting%20Mineral%20BB%20Cream-01.jpg

    o preço é bem amigo nas farmácias aqui, estou pensando se vale a pena trocar os bb creams coreanos por um desses ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca usei, na verdade nunca usei nada da Heroine porque acho as coisas um pouco carinhas, hehe XD
      Mas os BB creams japoneses até agora não tem me decepcionado, vou investir em alguns! Se vc comprar esse me diz o que achou :)

      Excluir
  4. ótimo post! espero que as pessoas finalmente tenham uma idéia realista sobre o bb cream!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que sua pele se deu bem com o Acne Care da PNY Japan! Eu tb só uso ele depois que o descobri. Daí quando saio à noite ou vou em alguma festa, aplico uma camadinha de base mineral por cima do Acne Care só pra "segurar" melhor.

    ResponderExcluir
  6. Já encontrei esse bbcream da Maybelline a venda por aqui (vitoria-es), mas ainda não testei.
    Concordo com vc em cada palavra:
    Bbcream coreano = brilho na pele
    bbcream japones = quem quer pele matificada
    Bbcream = pouca cobertura, cara de pele bonita
    Base = Alta cobertura, ideal para fotografar.
    Descobri que base não é para mim pois saio muito pouco, e para atividades diárias o bbcream é otimo! Estou acabando com as bases e irei manter no máximo 2.
    E andei me surpeendendo com os ultimos bbcream da etude, o mineral sun e o shini, pois apesar do glow, eles seguram muito bem a oleosidade da pele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô doida pra testar esse da Etude, talvez quando o meu acabar eu compre esse ^^

      Excluir
    2. eu comprei ele menina^^ gostei dele :) achei a formula suave,fica bem leve na pele,a cobertura e mediana,e o fator de proteção e bem alto comparado com os outros! :)

      Excluir
  7. Eu uso bb cream e amo! Minha pele é privilegiada, pois não tenho acne, manchas ou cicatrizes. O bb cream da conta do recado e combina mto com meu tom de pele! Atualmente eu uso o diamond, pink e gold da skin 79. Estou doida para experimentar novas opçõea, pois dispenso a base peli bb cream sempre! Bjus

    ResponderExcluir
  8. Falando no PNY Smooth Erase, a Lara do Galaxi 109 tem um sobrando para vender: shop.stokyo@gmail.com

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. amei esse post!super explicativo e esclarecedor!parabéns ;)

    ResponderExcluir
  10. Não recomendaria também para pessoas com pele oleosa e poros abertos. ):
    Estou sofrendo muito com eles BB creams. Comprei uns bem caros até ano passado no inverno.
    No inverno eram super bons, mas agora nesse calor eu não consigo usar nem por 2 horas os BB's.
    Isso que comprei para pele oleosa. :\

    ResponderExcluir
  11. Olá :)
    Qual o melhor de todos para pele oleosa com tendência acne?
    Esse Acne Care, o Smooth ou algum da Missha?
    Quero comprar um BB Cream mas tenho medo de comprar um que deixe minha pele oleosa ou com brilho.

    beijos ;)

    ResponderExcluir
  12. Onde encontro esse bb coreano para pele madura?

    ResponderExcluir