segunda-feira, 6 de maio de 2013

Skincare Routine da Raquel (Kell)

Olá meninas,

hoje eu fiz um post enooorme pra mostrar para vocês a minha rotina de cuidados com a pele e quem sabe ajudar vocês a montarem as suas.
Há mais ou menos 2 anos e meio, eu estava muito insatisfeita com a minha pele, com a minha maquiagem que nunca ficava boa e por mais que eu tentasse todos os corretivos e bases e pós do mundo, nunca ficava satisfeita com o resultado. Então eu resolvi pesquisar sobre cuidados com a pele e acabei me deparando no youtube, com várias gurus asiáticas que falavam sobre produtos que eu nunca tinha ouvido falar. Elas davam várias dicas como, o double cleansing, sheet masks, massagens faciais, night packs e tantas outras coisas, era um mundo totalmente novo para mim. Se pra vocês eu to falando grego rs, então dêem uma olhadinha nesses posts aqui e aqui, que a Luciana explica tudinho sobre skincare asiática!
Então eu decidi começar a usar os produtos asiáticos e criar uma rotina pra mim. A rotina que vou mostrar para vocês hoje não é igual a que eu fazia quando comecei, mas estou seguindo a rotina atual a +- 8 meses e já estou planejando mudanças, incorporando novos produtos e novos passos. Mas no final eu explico o que eu estou querendo mudar. Uma coisa importante para criar uma rotina de cuidados é o seu tipo de pele. A minha pele é oleosa e desidratada, mas wtf? É gente, não existe somente o oleosa, mista, normal e seca.  Eu digo que minha pele é assim porque meu rosto inteiro produz oleosidade, mas a pele embaixo da oleosidade está ressecada. A oleosidade não é igual a hidratação, a hidratação é quando sua pele está preenchida por água, mas quando a pele está desidratada ela produz óleo para evitar mais perda de água.
Então, minha pele é desidratada, produz horrores de oleosidade e tenho manchas de hiperpigmentação e hipopigmentação. Eu dividiria os tipos de pele em oleosa/desidratada, seca, oleosa, mista, normal, sensível e acnéica. Mas mais importante que isso, é você observar o que sua pele precisa para definir quais cuidados você vai realizar com ela.
Eu tenho 3 tipos de rotina, a da manhã, a da noite e a de limpeza dos poros e hidratação.



Minha rotina da manhã é bem simples, ela se resume em limpeza, hidratação e proteção. Uso alguns produtos com função de "whitening" para tentar resolver meu problema de hiperpigmentações.  Vou explicar o que eu faço em cada passo, e o produto que uso.

1- Lavo o rosto com uma espuma de limpeza! Essa é a Naive Facial cleansing foam (Raspberry & Grape leaf), uso essa de manhã porque ela é bem suave já que não preciso de uma limpeza mais profunda pela manhã.

2- Passo o Ponds flawless white toner com o suzuran attirer puff, que é um algodãozinho especializado para o uso de toners. Lembrando que nos produtos asiáticos, nem todo tônico é chamado de toner, e nem todo tônico tem as mesmas funções ou textura. Esse tônico é bem líquido e ele tem a função de hidratar, limpar e clarear a pele.

3- Em seguida eu uso o Juju cosmetics Peach whitening water, que é um tipo de tônico, mas é mais grosso e mais hidratante que o da ponds. Ele pode ser usado com o algodão ou com as mãos, como minha intenção é usar ele como hidratante eu aplico com as mãos dando pequenas batidinhas até absorver. Gosto de usar ele durante o dia porque minha pele tende a ficar muito oleosa quando eu uso hidratante + protetor+ maquiagem, mas também não é bom pular a hidratação da pele ou o protetor solar, então essa foi a estratégia que eu encontrei pra hidratar controlando a oleosidade.

4- Após a hidratação do rosto eu hidrato a área dos olhos, uso o creme da Lâncome, Génifique Yeux, que é um creme para hidratar e reduzir linhas de expressão que é algo bem comum na área dos olhos. Eu tenho só 23 anos, mas acreditem meninas, não tá cedo pra começar a cuidar dessa área tão sensível e propensa ao aparecimento de rugas. Eu compro esse produto em tamanho de amostra (5ml), porque ele é muito caro e se eu comprar o fullsize com certeza vou ser mega taxada :( Mas é melhor assim, uma amostra dura 3 meses, já estou indo pra minha terceira, o fullsize dura mais de 1 ano então prefiro ter minhas amostrinhas sempre fresquinhas.

5- Depois dos produtos terem sido absorvidos eu aplico uma boa quantidade de protetor solar. Estava usando um da C+M mas ele acabou essa semana então não deu pra postar foto dele, mas eu comprei já há algum tempo o Shiseido Hada Senka mineral UV gel com spf 50, porém os correios estão super atrasados com a encomenda, então estou usando meu bb cream com spf 50 como protetor no momento! Essa parte é muito importante, porque quando você começa a cuidar da pele e hidratar, a pele se torna mais fina e mais sensível, então é importante que você use o protetor mesmo que não vá sair de casa, mesmo que o tempo esteja nublado, chuvoso e etc.




Minha rotina da noite é um pouco mais complexa, ela tem como objetivos, remover a maquiagem e impurezas que se acumularam na minha pele ao longo do dia, promover a limpeza leve dos poros e exfoliação leve, hidratar e manter a hidratação da pele durante a noite, que é o momento em que nossa pele está reparando os danos sofridos durante o dia.

1- Eu uso o Kanebo Naive deep clear makeup cleansing sheet  que são lencinhos removedores ou a Haruhada Collagen cleansing water que é uma solução micelar removedora de maquiagem, para tirar todo o excesso de maquiagem.

2- Em seguida eu uso o Ponds pure white facial cleansing foam ou a Rosette hello kitty strong mint wash, que são espumas de limpeza que possuem carvão ativado e fazem uma limpeza mais profunda. Faço a espuma na mão úmida e depois aplico no rosto com movimentos circulares, depois com a Be creation bamboo charcoal konjac sponge úmida, que é uma esponjinha de fibra de konjac(um vegetal) passo a esponjinha no rosto inteiro, principalmente na zona T. Ela é bem suave e ajuda a manter os poros mais limpos sem exfoliar demais a pele.

3- De duas a três vezes na semana eu faço uma exfoliação com peeling gels, que são bem suaves e fazem uma exfoliação leve. Os que eu uso são o The face shop smart peeling- water in pomegranate e o Rosette Hello kitty apple gomage.

4- Depois de todas essas fases de limpeza eu hidrato minha pele com o Hadalabo Retinol Lotion, que é um tônico hidratante bem grosso e encorpado, então eu uso como loção hidratante mesmo. Aplico com os dedos e dou leves batidinhas até absorver.

5- Aplico meu Lâncome Génifique Yeux, para hidratar a área dos olhos.

6- Aplico por cima do creme para os olhos da Lancôme, o Etude House eye's cream- Vanilla Moist, que é um creme em bastão, mais grosso que evita que o primeiro creme que apliquei resseque antes de agir na pele. Além disso ainda forma uma camada que evita que a área dos olhos perca água e fique ressecada durante a noite.

7- Depois da pele hidratada eu aplico um Night Pack, que é uma máscara noturna que vai fornecer nutrientes, hidratação e uma barreira de proteção impedindo que a pele se resseque durante a noite. Esse passo é muito importante para quem tem a pele seca ou desidratada e dorme com ar condicionado ou que mora em um lugar pouco úmido. As que eu uso são a Tony Moly intense care dual effect sleeping pack, a Laneige water sleeping pack e a Isqueen miracle renewal night waterpack que já acabou!

8- Para terminar eu aplico um lipbalm (Isqueen Honey kiss lip essence) para proteger e hidratar meus lábios durante a noite.



Por último vem a minha rotina de limpeza dos poros e hidratação. Eu realizo essa rotina 1 vez por semana, geralmente no sábado ou no domingo antes de dormir.

1- Eu limpo o rosto com a espuma de limpeza da ponds.

2- Faço uma exfoliação com um peeling gel.

3- Aplico o Innisfree blackhead heating gel, que é um gel que abre os poros, e amolece os cravinhos.

4- Depois de remover o gel com água eu aplico uma sheet mask. As que eu uso atualmente são, as My beauty diary black pearl mask e a MBD Bulgarian white rose mask. Também uso as vezes a Isqueen  Princess carnival provence lavender relaxing mask e a Kose clearturn white essence mask. A sheet mask hidrata a pele e amolece os cravos na região do queixo e do nariz.

5- Depois de remover a sheet mask eu limpo a região do nariz e queixo com água, seco, aplico a Daiso Charcoal mask e espero secar, quando removo meus poros estão mais limpos e remove também muitos cravos da região do nariz. As vezes também uso a bioré pore stripes no nariz no lugar da charcoal mask.

6- Aplico uma fina camada da Lioele pore clean & tightening mask, que é uma máscara de lama que remove  o resto das impurezas que restaram e fecha os poros. Esse produto é muito importante, porque quando você abre os poros, se você não fechar eles corretamente pode acontecer um acumulo bactérias dentro dos poros e você ter espinhas depois de fazer a limpeza. Eu não tenho ele fullsize, pois uso somente na T-zone, então comprei um kit com 10 amostrinhas que durou por mais de 6 meses. Estou na última e pensando se compro o fullsize ou não!

7- Depois de enxaguar o nariz e queixo eu seco o rosto em uma toalha que não foi usada e hidrato com o Sana Hadanomy collagen mist, que é um mist hidratante em formato de spray. Eu aplico o spray no rosto em grande quantidade e espero absorver sozinho evitando colocar a mão no rosto. Lembre-se que a pele fica muito sensível depois de exfoliar, então é bom evitar esfregar produtos na pele e passar a mão.

8- No final de tudo eu aplico meu lipbalm.


Essa skincare routine mudou a minha pele totalmente, diminuiu muito minhas hiperpigmentações, minhas olheiras, não tenho mais espinhas, minha pele está muito mais hidratada, muitas linhas finas de expressão que eu já estava começando a ter sumiram e finalmente consigo gostar da minha "base makeup". Aqui tá a foto de comparação! Foi um pouco difícil achar uma foto minha antiga para comparar, sei que a iluminação não está parecida mas acho que dá pra ver bem a diferença, principalmente das hiperpigmentações e olheiras!



 Mesmo assim, ainda estou pensando em mudar alguns produtos e adicionar alguns novos passos na minha rotina, porque minha pele mudou bastante, hoje em dia acredito que devido a hidratação, ela já não está mais tão oleosa quanto antes. Algumas mudanças que eu já pensei e já estou comprando os produtos são:

- Vou mudar minha espuma de limpeza para a manhã pela Shiseido Perfect Whip Foam, que já usei antes, mas não gostava muito porque achava minha pele muito oleosa para ela.
- Vou adicionar um tônico de controle de oleosidade para usar durante o dia antes da maquiagem, o Etude house skin malgem fresh
- Vou mudar meu método de remover a maquiagem que agora vai ser com o Shiseido Perfect cleansing oil, porque o método com sheet e solução micelar está ressecando um pouco minha pele.
- Vou trocar meus tônicos e hidratantes pela linha Lioele Hydro Peel, porque os meus estão acabando e eu quero testar algo diferente.
- Vou adicionar um exfoliante físico para os lábios, nariz e queixo- Etude house kissful lipcare lipscrub e Holika Holika pig nose clear blackhead cleansing sugar scrub.
- Vou adicionar um eye serum e um serum facial, o skinfood salmon brightening eye serum e skinfood watery berry serum.


É isso meninas, espero que vocês tenham gostado do post e ele ajude de alguma forma. Qualquer pergunta, dúvida, pedido, é só escrever aqui embaixo nos comentários!
Beijinhos,

Kell!

20 comentários:

  1. Adorei a postagem! Estou ainda desenvolvendo a minha rotina de skincare, testando produtos e lendo reviews, mas são sempre fragmentadas é difícil saber onde usar exatamente cada produto e como ele se encaixaria melhor na minha rotina e agora pude ter uma visão do todo o que é super importante, eu estava com varias duvidas que agora não tenho mais, muito obrigada! Façam mais posts como esse!!

    Beijos

    Ps.: Preciso de um protetor solar para o rosto se puderem fazer um post só sobre isso e marcas que não deixem ele oleoso ficaria agradecida ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz de saber que vc gostou e o post te ajudou a tirar dúvidas! Montar uma rotina é complicado mesmo e requer muito auto conhecimento, mas aos poucos conforme vc for tendo suas experiências com produtos vc começa a entender melhor o que vc precisa na sua rotina e vai adequando ela :) Bem, sobre o protetor solar, um que já usei e que já vi muita gente que usa e gosta muito por ser matificante é o Bioré UV Perfect Face Milk. Eu estava pensando em comprar ele novamente, mas como sou muito fã da shiseido, resolvi testar o Hada Senka mineral UV gel, que provavelmente não é oleoso pq é em gel e mineral. A maioria dos protetores solares asiáticos, principalmente os japoneses não são oleosos :) Eles costumam ser a base de filtros físicos, o bom é que dá menos alergia e reações... e o ruim é que eles tem uma fixação menor. Então se vc vai fikar o dia todo e n pode retocar eu aconselho usar um pó facial com proteção 25+ e aplicar com uma esponja pressionando na pele. Pra fixar bem o protetor solar :)rsrs fiz um mini post aki neh :) Beijoss!

      Excluir
    2. Brigadaa pelas dicas, vou dar uma procurada no ebay! vou procurar o pó tb, estou precisando de um então vou ver algum com proteção solar ;D

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa adorei o post! Bem detalhado, e quanto trabalho heim?
    Acredito que para descobrir o que cada produto faz, o que se adapta melhor a sua pele e como usá-lo antes ou depois do que, é realmente uma missão. Eu como pretendo cuidar melhor da minha pele e não tenho tanto conhecimento em diferentes produtos e camadas preferi comprar um kit da Skin food com itens pra várias etapas, mesmo assim tive que ir atrás de outros produtos para complementar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, tb adoros seus posts x.x Tô sempre de olho lá no seu blog rsrs. É complicado mesmo né, são tantos produtos, tantos lançamentos x.x Uma dica pra vc, não pense "ah queria comprar tal produto, onde vou colocar ele na minha rotina?", o melhor é você pensar... o que minha pele tá precisando? estou tendo espinhas? cravos? minha pele ta grossa? ta ressecada? Ta oleosa? To com manchas de acne? Minha pele tá com a cor não uniforme? e a partir daí pensar quais passos vc precisa pra resolver seus problemas :) e entãooo ai sim você procura o produto que vai atender suas necessidades. Por isso minha rotina é feita de váaarios produtos de marcas diferentes :x Mas eu recomendo vc usar uma linha inteira se você tiver um único problema, tipo "ah minha pele eh desidratada" ai vc vai e compra toda a linha da skinfood watery berry, ai aquilo já vai resolver seu problema :)

      Excluir
  3. Nossa a minha rotina é uma tristeza huaha
    Eu apenas lavo o meu rosto com o sabonete liquido da aquaclin sempre q tomo banho e antes de dormir, e uso o protetor solar da neutrogena antes da make rsrs Ate que o sabonete ajuda um pouco pq eu raramente tenho espinhas, mas tenho algumas manchas escuras de espinhas antigas...

    Eu fico muito perdida na hora de comprar cosmeticos para a rotina, principalmente os asiaticos já que tem uma grande gama deles no mercado rs

    Vc poderia me indicar um hidratante para noite e um creme anti olheira para uma iniciante como eu? rsrs
    beijos belo post
    Mas a minha pele é igual a sua oleosa/desidratada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu antes de conhecer skincare e etc só lavava o rosto e não passava NADA, hoje em dia n consigo mais! Os cosméticos asiáticos são muito variados mesmo. Como vc tem a pele oleosa e desidratada eu recomendo um night pack hidratante e em gel pq ele é mais molhadinho, ai ele repõe água, vitaminas e hidrata a pele. O que eu uso e gosto muito por ser leve e bem hidratante é o da laneige, o water sleeping pack, ele tem muuuitas reviews positivas e é muito bom mesmo. Em relação as manchas escuras eu indicaria pra vc usar um tônico com função de whitening ou limpeza/exfoliação leve junto com um cotton pad. A etude house tem um chamado skin mal'gem smoother, outros que conheço são o shirojyun lotion da haladabo, que é um pouco mais grosso e tb é hidratante. Tem tb o laneige white plus skin refiner, que tb é tônico com whitening e limpeza :) Em relação a creme anti olheiras, a não ser que você tenha um problema sério com olheiras, recomendo qualquer um pq o importante é vc hidratar a área. Eu sempre ouço falar bem do skin food salmon brightening eye cream.

      Excluir
  4. adorei *-* poderia mandar o link de onde você compra os produtos?

    ResponderExcluir
  5. Alguns eu compro no sasa.com, outros no roseroseshop.com e no ichibankao.com :) beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No roseroseshop.com eles entregam em todo o Brasil? Porque sou do interior de minas.
      Você compra pelo paypal?
      O site é seguro?
      Quanto tempo mais ou menos demora para chegar?

      Excluir
  6. Kell, parabens pelo post!
    Vc poderia me dizer qto tempo costuma demorar pra fazer cada etapa?
    Sei e essas rotinas vc acaba acostumando, mas fiquei curiosa com isso...
    Ainda não tenho uma rotina de skincare, mas já to a um tempo pensando em comprar alguns produtos pra ir começando aos poucos...

    bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, brigada! A rotina da manhã é rápida, eu faço ela durante o banho e antes da maquiagem mas se for fazer tudo de uma vez demora menos de 5 min. A da noite eu faço depois do banho uns 10 minutinhos e a do final de semana mais de 1 h :x Começa uma sim, começa devagar com uma bem simples ^^ dependendo da sua pele vc n precisa de tantas coisas igual na minha rotina :x

      Excluir
  7. Letícia Mariano9 de maio de 2013 09:37

    Você tem algum dermatologista supervisionando a sua rotina de cuidados com o rosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia Mariano9 de maio de 2013 09:38

      Era uma pergunta.
      Repetindo (agora certo):

      Você tem algum dermatologista supervisionando a sua rotina de cuidados com o rosto?

      Excluir
    2. Sim, apesar de ter mudado recentemente de dermatologista. A minha antiga tinha mania de ficar passando um monte de fórmulas que nunca me adiantaram de nada :)

      Excluir
  8. Legal sua rotina! Só fiquei em dúvida em uma coisa...como você vai usar o serum para olhos da skinfood que você ainda vai comprar? vai usar alguma coisa antes e depois passar ele, o da lancôme, ou o contrário? ou vai usar ele sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro o serum pq é mais úmido e absorve melhor que o creme.. e depois o creme ^^ Agora no inverno minha área dos olhos fica muito seca... quando passo creme, depois de segundos ele seca e n fica mega hidratado sabe, por isso vou adicionar o passo do serum :)

      Excluir
  9. GENTE MAS QUE POSTAGEM MARA <3
    Amei sua rotina porque me deu um monte de dicas ÓTEMAS, já que também tenho hiperpigmentação e não sei o que fazer, qualquer solzinho ou picada de mosquito ne fazem parecer que exagerei no bronzer, argh
    Vi uns produtos da TonyMoly The Oriental Gyeoul Whitening que têm várias reviews de serem bons e darem resultados significativos em 2 meses. Vou te plagear e comprar o toner e o tônico whitenings tambem porque eles parecem ótimos <3
    Muito obrigada pelo post super útil :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou e te ajudou :) Hiperpigmentação é chato mesmo :/ tem que tá sempre de olho no protetor solar e usar esses tônicos e produtos clareadores ajudam muito a uniformizar o tom da pele e se livrar das manchinhas também :)

      Excluir
  10. Olá Kell, tudo bem?
    Minha duvida é a seguinte, o Innisfree blackhead heating gel pode ser substituído por outro produto ou não, e onde você compra ele.

    ResponderExcluir