Vale a pena investir em burando?

07:30 Tokyo Fashion Girls 14 Comentários

Olá! Desculpem o sumiço!

Eu pretendia fazer um post mostrando as minhas compras recentes, mas resolvi fazer algo melhor, resolvi falar um pouco mais sobre as burandos e ter uma "conversa de amiga" em relação à compra ou não desse tipo de peça.

Para quem não sabe "Burando" é a pronúncia japonesa de brand (marca, em inglês), dentro da moda japonesa elas podem ser marcas famosas como Chanel, Dior, etc, ou boutiques japonesas.
Vou focar mais o assunto desse post em marcas fabricadas no Japão e também vou citar os pontos positivos e negativos de se comprar esse tipo de roupa, queria ouvir a opnião de vocês a respeito, se concordam, discordam, enfim :)


Dificuldade de acesso

Quem mora no Brasil sabe que é complicado fazer importação, especialmente de sapatos! Sempre são taxados e às vezes com valores tão absurdos que a gente acaba desistindo da compra, sem falar na demora para as coisas chegarem.

Para vocês terem uma idéia, comprei um presente pra uma amiga que mora no Japão em Fevereiro pelo Tenso, junto com umas roupas pra mim, paguei o envio mais barato e ele chegou na casa dela no dia seguinte (ela mora à umas 4h de distância de Tokyo - de trem), enquanto que o meu pacote chegou aqui em casa semana passada, dois meses de espera! Sei que as importações demoram mais, mas quando morei nos EUA nenhuma encomenda demorava mais do que 2~3 semanas para chegar! Infelizmente.

Outro problema é a barreira da linguagem/pagamento. Muitos sites de marcas japonesas estão disponíveis apenas em japonês e só aceitam cartão de crédito de lá. O Japão é um país MUITO complicado pra fazer cartão e tem vários sites que só aceitam pagamento na entrega do produto (o entregador deixa o produto e você paga pra ele na hora) ou por depósito bancário, o que pode parecer bem arcaico pra gente.
Algumas lojas que trabalham dessa forma: GalstarYumetenboInnocent World, etc.
Sei que algumas dessas marcas que eu citei tem lojas no rakuten, que aceita cartão internacional, mas caso não tivessem, a única forma para comprar de lá seria por shopping service japonês, tipo o Tenso, que tem um serviço de compra de mercadoria, você manda o link pra lá e eles te mandam uma invoice no paypal com o valor dessa compra, você paga e eles tomam conta do pedido para você, acho o maior barato!

Olhei agora e parece que o Tenso não oferece mais esse serviço! #xatiada


Mas a maior dificuldade é gostar de marcas tipo a D.I.A. que não possuem loja online! Aí só dá pra comprar com pessoas que fazem shopping service em lojas físicas do Japão, o que é bem difícil de encontrar.

Tamanhos

O biotipo brasileiro é muito diferente do japonês, claro que com a miscigenação o povo daqui é um povo de todas as formas e cores, mas não dá pra negar que a maioria das mulheres tem o corpo mais "gostosona" do que o das japonesas. Não que isso seja algo ruim, mas é complicado na hora de comprar roupa de lá, principalmente na hora de comprar "bottoms" (shorts, saias e calças)
Se você vestir manequim maior que 38, eu lamento, você não vai caber em burando! A maioria das marcas só produz roupas até o tamanho L, que equivalem ao M brasileiro, eu atualmente visto 38 e tem certas roupas tamanho L que cabem, outras que não.
Outra "trap" são as saias de lá, as saias japonesas são MUITO curtas, então mesmo que você vista manequim 38, se você tiver a bunda grande, não vai dar certo!


Qualidade

Vou decepcionar muita gente, mas infelizmente a qualidade das burando GYARU não é tão boa assim! E eu já comprei de várias marcas então acho que posso dizer isso com propriedade.
De todas as marcas que já comprei, acho a Liz Lisa a mais bem trabalhada, as roupas tem tecidos com aquela aparência de que custou uma fortuna, são bem costuradas e detalhadas.
Em contrapartida marcas que vendem roupas pela mesma faixa de preço como a EMODA têm algumas roupas nos catálogos que não tem a qualidade tão boa assim, mas claro, sempre depende do item.
Por exemplo, um dos meus itens favoritos da EMODA é um vestido de couro com material impecável, costura magnífica e design lindo, em compensação comprei uma blusa deles que tem costura torta, botão caindo e linha pendurada, também tenho um brinco deles que nas primeiras 2 semanas era dourado, agora ele é preto =/
Já notei outras coisas até mesmo pela internet como acabamento da bainha, caimento da roupa, que acabam deixando a peça com aquela impressão de mal finalizada. Infelizmente o grande motivo por trás do hype das burando GYARU é a propaganda por trás delas.
Tipo a MA*RS, que vende roupas de cetim por um preço absurdo!


Minhas compras mais recentes: jaqueta da Ghost of Harlem e shorts da Fig&Viper
Instagram: @Rozenlady

Não tenho conhecimento sobre marcas boas e ruins dentro de lolita, mas sempre ouço falar que a qualidade é incrível, estou errada?

Exclusividade

O maior motivo pelo qual as burando são desejos de meninas que gostam da moda japonesa! De tanto a gente ver a mesma coisa nas revistas a gente fica com vontade de ter aquele item.
Tem certas coisas que dá pra comprar no Brasil, principalmente os itens que são mais "normais" como roupas com estampas de gatinho, candy colors, etc.
Outros itens só dá pra achar por lá, como itens transparentes, roupas com estilo mais voltado para Rokku, agejo, etc.

Fakes

Muito burburinho se faz sobre a questão de usar roupas fakes.
Primeiro eu queria salientar que NENHUMA peça baratinha que você encontra no taobao é verdadeira! E eu ainda questiono a procedência de algumas peças super caras que são vendidas por lá.
O problema de se usar roupas fakes é que as boutiques são prejudicadas com isso, eles sofrem para crescer e aparecer dentro do cenário da moda japonesa, pagam designers, lutam para conseguir uma identidade própria... e vem um chinês e copia tudo pra vender por 10 dólares!

Mas e se as boutiques vendem roupas caras demais, as pessoas com menos condições não podem comprar essa cópia de uma peça que as agradou?

Acho esse assunto muito complicado pois eu concordo com ambos os lados da história.
Eu só compro roupa fake em dois momentos...

1. Eu achei a roupa bonitinha no ebay, comprei, e não sabia que ela era cópia.
2. A peça que eu quero está esgotada no site oficial ou não tem o meu tamanho.

E vocês, costumam comprar réplicas do tabao?

Minha opnião

Eu não sou gyaru, mas adoro ver as novidades do estilo e de vez em quando me apaixono por algumas peças de roupas, como por exemplo esse short da Fig and Viper... eu vi a Cheesie usando ele em uma foto do instagram e fiquei DESESPERADA pra ter um igual, mas ele custava mais de 10.000 ienes (cerca de 250 reais!) então acabei deixando pra lá, depois de um tempo vi que ele estava na promoção por cerca de 6.000 ienes (+ ou - 150 reais) e comprei!

Para quem quer seguir o estilo eu recomendo focar na vertente que você mais se identifica (rokku, mode, sweet, hime, etc) e observar o padrão de roupas que é repetido, a moda gyaru atual é extremamente simples e dá pra traçar um perfi de "roupas mais usadas no estilo x" facilmente.
Outra dica é se ligar nas promoções, elas sempre acontecem entre as estações: em maio-junho começam as promoções de bota-fora de roupas da primavera para a entrada de roupas do verão, em agosto-setembro começam a entrada de roupas do outono e em dezembro tem as nossas queridas lucky bags!

Por eu não seguir gyaru eu não sinto tanta necessidade de comprar burando, exceto por alguns itens que eu fico desejando, meu item dos sonhos atualmente é esse sapato da MURUA, que infelizmente vou ter que comprar pelo taobao porque ele está esgotado e não tem o meu número :(


A minha forma de vestir está meio "trevosa" atualmente, como vocês já devem ter percebido, mas eu consigo comprar itens ótimos em lojas de departamento ou lojinhas do ebay!
Vou fazer uma forcinha e atualizar a sessão "Loka do dia" aqui do blog, pra vocês rirem um pouco mais do jeito que eu me visto! hehe

E aí meninas, o que vocês acharam do post?
Estou planejando um post enorme só com dicas de lojas, não só de roupas japonesas mas para quem curte moda alternativa em geral, o que vocês acham?


14 comentários:

  1. em gyaru eu não invisto em marcas japonesas, porque sempre tem alguma alternativa mais em conta. mesmo os objetos de desejo sempre tem alguma coisa similar que eu acho que pode substituir.
    mas se eu pudesse e não tivesse todos esses empecilhos que você citou, eu compraria mais sim, eu gosto DEMAIS de certas coisas que só as peças japonesas parecem ter.

    a gente tava discutindo no grupo gyaru do facebook esses dias sobre a qualidade de itens de brand e realmente varia MUITO, até mesmo entre as peças de uma mesma marca. tem coisas ÓTIMAS e tem outras deixam a desejar... bem esquisito. nunca vi pessoalmente mas sempre achei tudo da mars bem duvidoso também. D:

    ResponderExcluir
  2. AMO as roupas de burandos, mas infelizmente não tenho dinheiro para comprar, então acabo indo pelo caminho dos fakes, também penso em como isso prejudica as marcar, mas não vou me prejudicar por elas. ainda não comprei nenhuma peça, nem pelo taobao nem pelo tenso, pois o frete salgadinho me impede =/ mas ainda vou conseguir e vou poder dar minha opinião certa. o ponto ruim de se comprar pela internet, além do frete e não ter a roupa na hora, é não poder tocar e ver com seus próprios olhos a qualidade, e quando você recebe já é tarde, mas ainda assim acho que vale a pena, comprar uma pecinha aqui e outra ali, vale, pelo que você falou, exclusividade. e faça o favor de fazer esse bendito post com dicas de lojas e como comprar (e alguns comentários se é bom ou ruim)! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Acho que em relação a roupas, sapatos e bijuterias, não tem problema nenhum comprar de uma marca mais barata q tenha imitado outra, afinal nada se cria, as cópias acontecem em maior ou menor escala. O que não acho legal é usar as tais das réplicas ou falsificações, pq aí a história é outra, entra falsidade ideológica e tudo mais. Além de que, se vc sair por aí com suas roupas da C&A e uma bolsa da LV, TODO MUNDO vai saber q ela é falsa, e o que deveria dar um toque de luxo ao seu look, vai dar um toque de feira. Por isso prefiro usar modelos parecidos, mas de outras marcas. Já em relação as burando, a não ser que vc ande com outras viciadas em moda japonesa, tanto faz vc usar Galstar, Liz Lisa ou o diabo a quatro - ninguém vai saber se é de grife.

    ResponderExcluir
  4. Como falou das questões de tamanho, acho que muita gente compra réplicas por isso também. E as próprias brands também costumam replicar, vide os vários sapatos Lita que apareceram em tudo quanto é brand.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo eu sou louca na Ank Rouge, mas NÃO CABE! Simplesmente, o tamanho nos ombros ou o tamanho dos shorts não tem como. Um vez também vi algo sobre os direitos de design da peça, que em moda isso não existe, o que é bem ruim para os estilistas, mas ao mesmo tempo faz a moda se reinventar sempre. Realmente tem os dois lado, o tema é muito complicado.

      Excluir
  5. acho muito herp derp quem tem dinheiro para burando mas não compra por não caber dentro da roupa. se pode comprar algo caro assim pode muito bem pagar uma academia também, ou nutricionista, ou pilulas para emagrecer. lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. heueheu engraçado :x se vc for pra academia ai que não vai caber mesmo! Principalmente em shorts e calças >.<

      Excluir
    2. Acho q as pessoas esquecem q existem diversos portes físicos XD
      Ainda mais se tratando de países tão miscigenados como é o caso do Brasil... Não é só questão de ser gordo/magro, mas tem pessoas "maiores" e "menores" em outros aspectos né :o

      Excluir
    3. Mais herp derp ainda é quem acha que emagrecer ajuda 100% das vezes. Você pode emagrecer mil vezes, mas seu ombro não vai diminuir e é essa a maior reclamação das pessoas quanto a tamanhos. Além disso, você também não vai diminuir de altura e a roupa não vai deixar de ser curta. Entendeu agora? Ou ainda acha que todo mundo é retardado quando na realidade só você que é.

      Excluir
    4. E não vamos esquecer o tamanho do busto. Ou acha que todo mundo deve fazer cirurgia pra tirar peito pra entrar em roupa japonesa? --' Se toca criança!

      Excluir
    5. Na verdade diminuem sim, principalmente se você estiver com sobrepeso. Se você já estiver dentro do seu IMC normal e quiser emagrecer só um pouco aí o tamanho dos ombros praticamente não diminui. Essa imagem ilustra bem o que quero dizer: https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/q71/1236014_651052801585057_481927015_n.jpg
      Se a pessoa está gorda, obviamente os braços dela também estão e estão com uma camada de gordura a mais em volta dos ossos e músculos que consequentemente aumenta o tamanho. Claro que tem essa de pessoas maiores e menores mas emagrecer sempre ajuda um pouco.

      Excluir
  6. faça um post sobre lojas sim *u* eu tbm não sigo a tendencia gyaru, mas tem algumas roupas que acho lindas e queria ter (mas por enquanto to sem dinheiro xD).
    Tenho algumas duvidas: vc acha as roupas do taobao boas?? Tem varias que eu separei porque ainda vou comprar e sei que saiu de circulação na loja original.
    E outra duvida tbm tenho interesse em comprar roupas e sapatos em lojas coreanas. Vc sabe se são de qualidades. Me parecem de otima qualidades e é uma mais linda que a outr.
    Bjs =* (adorei o post ;])

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post!
    Eu não tenho dinheiro pra comprar burandos, e não gosto muito de comprar fakes (tenho medo de as peças serem de qualidade ruim ou virem com defeitos). Quando eu gosto das peças, eu tento adequar e customizar as que eu tenho pra ficarem parecidas, ou eu faço uma parecida, mas com algumas adaptações pra ficarem mais ao meu estilo.
    Gostaria muito que você postasse lojas brasileiras ou latinas que vendam artigos inspirados na moda japonesa
    ~~beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre compro acessórios na www.rongishop.com
      eles enviam pra todo o país e só trabalham com pronta entrega!

      Excluir