Como programar sua viagem ao Japão [Parte 1]

15:00 Tokyo Fashion Girls 8 Comentários

Oi meninas!

Gente, eu ainda estou me sentindo um pouco perdida com assuntos pros posts então se vocês tiverem alguma sugestão POR FAVOR me mandem um comentário aqui, no facebook ou twitter que eu vou ficar muito feliz de saber o que vocês querem ver por aqui!

Bom, como não tenho muitas idéias do que posso vir postar aqui resolvi começar com uma série a respeito de programar sua viagem para o Japão! Já vi vários blogs fazerem o mesmo então se ficar repetitivo vai parar na parte 1! HÁ!

Espero que esse post ajude as meninas que como eu sonham em viajar para o Japão mas não sabem por onde começar nem os passos que tem que ser feitos para chegar lá!
Esse post será destinado a dar dicas para as pessoas que querem ir ao Japão com objetivo de turismo, então não posso dar dicas sobre visto de trabalho, residência permanente, casamento, etc. ok?

1. Juntar dinheiro



Na verdade essa é a dica nº1 para quase todas as viagens.
Um pouco depois que comecei o blog eu já tinha uma vontade enorme de ir ao Japão mas me faltava o capital necessário para isso!
Sei que para meninas que tem família, filhos e responsabilidades em casa fica bem mais difícil juntar dinheiro mas para provar que dá para viajar sem ter que ganhar muito, da primeira vez que fui aos EUA passar uma semana eu era estagiária e ganhava 1 salário mínimo (isso foi em 2011). Paguei todas as minhas despesas de visto, passagem e ainda troquei um dinheiro pra gastar lá (O dólar era menos de R$2,00 #saudadeseternas). Claro que o encosto do meu ex pagou as hospedagens mas considere que eu trabalhava a menos de 6 meses na empresa, então com certeza com um pouso mais de tempo eu poderia ter dinheiro para pagar essas despesas.

A situação fica um pouco mais complicada quando se trata do Japão, que não é como nos EUA ou aqui no Brasil que qualquer quiosque numa calçada aceita cartão de crédito, lá é bem mais difícil! E o pior, com o dólar oscilando dia após dia e o IOF nas alturas, é mais garantido levar dinheiro do que depender de cartão e ter uma surpresa desagradável no final da viagem vendo a sua conta!

Desde 2013 que junto dinheiro para ir ao Japão e devo admitir que fui bem relaxada, se eu tivesse escolhido melhor as minhas prioridades eu poderia ter bem mais ÔRO pra gastar por lá, acabei me atrapalhando nas contas do cartão e tive que usar dinheiro da minha poupança para pagar, o que nos leva ao ensinamento numero 1:

"Planeje os seus gastos"

Faça uma planilha no excel com todas as suas contas: plano de saúde, faculdade, cartão, conta da casa, enfim, tudo o que você gasta em um mês. Super recomendo às pessoas atrapalhadas com planejamento que tenham o cartão do Nubank (não é publi, o negócio é bom mesmo), ele tem um aplicativo no celular que informa em tempo real todos os seus gastos, tem uma interface limpa e bem fácil de navegar e controlar as suas despesas mensais, recomendo super!

Depois de calcular todos os seus custos fixos por mês vem uma parte um pouco mais complicada, esse é o ensinamento numero 2:

"Controle as suas vontades"

Pense consigo mesma "O que é mais importante, juntar 150,00 pra minha viagem pro Japão ou comprar minha 15ª bolsa?", "O que vale mais a pena, ir para a Comic con ou juntar esse dinheiro?", "Passo o carnaval em Salvador ou no quarto assistindo Netflix?".
Não tenho absolutamente nada contra os casos que citei, mas se você REALMENTE prioriza uma viagem você tem que desapegar de outras coisas, isso não significa que você vai parar de se divertir, muito pelo contrário, mas será que nesse momento de juntar dinheiro você precisa realmente gastar essas 3 mil dilmas no carnaval em Salvador? Não seria melhor conhecer essa cidade linda uns 2 meses depois pagando menos da metade do preço?


Falando de valores bem rapidamente... (Vou abordar passagem e hospedagem em outro tópico) vou dar várias faixas de preço pelo que eu andei pesquisando
Para passar 13 dias no Japão:
Com 15 mil dilmas você paga passagem, hospedagem e vive como uma rainha.
Com 10 mil dilmas você paga passagem, hospedagem e consegue viver bem.
Com 7 mil dilmas você paga passagem, hospedagem, e vai passar um bom aperto!

P.S. Considere que esses são valores para viagens em grupo onde você racha a hospedagem com outras pessoas
P.S.2. Estou considerando a cotação do iene a 0,0365 que foi o menor valor que encontrei disponível em Fortaleza (Casas de câmbio de SP vendem o iene mais barato)

2. Planeje a época da viagem


Hanami no Shinjuku Gyoen versus neve em Shirakawa-go
Fontes: Savvytokyo Zicasso

 O Japão tem as 4 estações no país inteiro e cada uma delas pode ser aproveitada de maneiras diferentes, vou dar umas diquinhas rápidas sobre cada uma...

Primavera (do meio de Março até o começo de Maio)
Essa foi a estação que escolhemos ir por causa da floração das cerejeiras ♥
Durante a primavera a temperatura sobe um pouco e as tão sonhadas cerejeiras aparecem em várias províncias, tudo fica mais cheio de gente pois é o período das férias escolares das crianças, além disso, muitas famílias aproveitam a temperatura e a beleza das Sakura para passear e fazer piqueniques. Em algumas províncias mais afastadas de Tóquio ainda tem neve! Abril é o mês que mais atrai turistas para o Japão por causa das cerejeiras, além disso o final de Abril tem a famosa "golden week" que é um feriado como o carnaval por lá e muitos japoneses tiram essa semaninha para passear e viajar!
Por causa da alta estação os valores dos assentos nos Shinkansen (trem bala) são mais caros do que o normal (em torno de ¥1,000 mais caro).

Links úteis sobre a Sakura season
Sakura weather map - Informações atualizadas a respeito da floração das cerejeiras, com o melhor dia para visitar cada província (em Japonês)
Cherry blossom spots - Dicas de locais para aproveitar as cerejeiras em várias províncias diferentes (Em inglês)

Verão (do meio de Maio até o começo de Setembro)
O começo do verão é uma época considerada agradável pois as temperaturas não estão tão altas e a maioria dos pontos turísticos fica bem menos lotada. Um dos maiores problemas do verão Japonês é a tsuyu (época de chuva) que começa mais ou menos em Junho/Julho e fica quente pra caramba! Áreas mais elevadas como Hokkaido podem ser uma boa escolha para quem quiser fugir do calorão. Nessa época o Monte Fuji é aberto para alpinismo e dá pra pegar uma praia. Tem mais férias escolares do final de Julho até Agosto então prepara o fôlego pra multidão!
O verão japonês pode ser muito quente e úmido, a gente vê quase todos os anos no jornal muitas crianças e idosos sofrerem com as altas temperaturas, mas também é a temporada dos insetos! 
Achei esse vídeo do "Japão por outros olhos" mostrando um pouquinho do verão por lá (Gent eu adoro esse canal, é mto bom!)


Outono (do meio de Setembro até começo de Novembro)
O outono é minha estação favorita da vida, as cores das árvores durante essa época atraem muitas pessoas para diversos parques no país. No começo do outono a temperatura ainda é quente mas o clima não é tão úmido como no verão

Links úteis sobre "Autumn color" season
Autumn colors - Registro feito pelo japan-guide das cores do outono pelo Japão
Best autumn color spots - Dicas de locais para aproveitar as cores do outono em várias províncias diferentes

Inverno (do meio de Novembro até começo de Março)
O inverno apesar de frio tende a ter dias limpos, quase não neva em Tokyo mas fica bem gelado! Se você for visitar alguma cidade como Shirakawa onde tem festivais de neve, você provavelmente vai precisar comprar sapatos de neve!
No final do ano tem uma grande movimentação no país por causa, novamente, das férias escolares e das festividades de ano novo. Lembrando que no final de dezembro já começam as promoções das Fukubukuro (Lucky bags) que levam a filas quilométricas nas lojas que oferecem esse tipo de promoção.

Fontes: 1, 2, 3


E aí meninas, curtiram? Essa foi a nossa part 1 e estou planejando os seguintes temas para as próximas partes:

Parte 2: Montando o seu itinerário, Comprando a sua passagem, Escolhendo a hospedagem, Tirar o visto japonês, Japan Rail Pass
Parte 3: O que comprar no Japão, O que levar para o Japão, O que levar na mala e bolsa de mão

Quem curtiu a idéia da série?
- Luciana

8 comentários:

  1. Adoreei!
    Posta mais, não me importo de ficar repetitivo xD
    É um outro olhar sobre o mesmo assunto, sabe? As vezes as pessoas se identificam mais com a forma que você escreve =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Babi ♥ Já estou começando a escrever a parte 2!

      Excluir
  2. Nossa mas ainda assim dá vontade de ir no Verão por causa dos expetaculares parques aquáticos que tem no Japão *=*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lah! Sabia que eu nem ligo tanto pros parques aquáticos de lá? Acho que os brasileiros são igualmente bons #plscometoceará XD

      Excluir
  3. Sim! Assim como boa parte dos leitores do blog, também amaria visitar o Japão. Está nos meus planos inclusive, só também acho que ainda não realizei porque ainda infelizmente não é prioridade, mas um dia sai xD

    E continue postando sim! Principalmente sobre a parte burocrática/chata da coisa (visto e tal) x_x

    ResponderExcluir