♥ Almanaque Tokyo - Sukajan ♥

18:21 Tokyo Fashion Girls 3 Comentários

Oi meninas!

Vamos reviver a minha sessão favorita do blog? Hoje vou falar sobre as Sukajan.


Sukajan (Fonte)

Sukajan (スカジャン) ou "Souvenir jacket" são jaquetas coloridas que possuem bordados com figuras japonesas nas costas, essas jaquetas surgiram no Japão mas tem uma enorme influência da cultura americana.
A história do nome é um pouco complicada e vários sites contam de um jeito diferente, alguns dizem que  é uma abreviação do nome "sky dragon jumper" (スカイドラゴンジャンパー).  Outros dizem que veio de "Yokosuka jumper" (横須賀ジャンパー), que foi reduzido posteriormente


A Taylor Toyo que até hoje fabrica esse tipo de jaqueta explica que depois da Segunda Guerra durante a revitalização econômica do Japão vários novos negócios foram abertos devido à dissolução de conglomerados que dominavam o mercado financeiro Japonês, isso abriu espaço para que a Kosho & Co (antigo nome da Toyo Enterprise, que é dona da Taylor Toyo) surgisse como importadora e exportadora de tecidos.


Depois da guerra as ruas de Ginza ficavam lotadas de barraquinhas vendendo itens tradicionais japoneses como Kimonos para militares Americanos que queriam levar alguma lembrança do Japão para casa. De acordo com eles, um empregado da Kosho & Co teve a idéia de criar uma jaqueta que tivesse como base os detalhes da jaqueta de baseball (que os Americanos já conheciam) mas que tivessem bordados orientais, devido a escassez de ceda o acetato foi usado em seu lugar.

Muitas fontes de informação trocam o "inventor" e dizem que os soldados Americanos que estavam instalados na base americana em Yokosuka que mandaram fazer desenhos orientais nas costas de suas jaquetas. Os modelos originais eram criados, a partir da seda que sobrava de paraquedas usados e os desenhos eram inicialmente simples pois todo o bordado era feito à mão. Acho que não dá mesmo pra saber quem foi o real inventor da famosa jaqueta!

Mick Jagger usando uma Sukajan

As Sukajan são facilmente confundidas com as "varsity jacket" americanas pois elas realmente foram feitas com base nesse modelo de jaqueta muito popular entre os americanos. Fisicamente falando, elas são confeccionadas com tecido brilhante e com um bordado nas costas, diferente das varsity que são de tecido fosco comum e sem os desenhos típicos.

Varsity Jacket (Fonte)

As Sukajan não se limitaram somente ao Japão e outros países asiáticos como o Vietnam e Coréia, mas foi a juventude japonesa que trouxe essa jaqueta "criada" por estrangeiros e vendida para eles em uma peça que representa a cultura de rua do Japão.
Nos anos 60 o estilo americano "Preppy" era muito popular, porém, pessoas (especialmente rapazes) que eram de classes mais baixas e/ou que acreditavam que não se encaixavam nos padrões desse estilo, começaram a usar as Sukajan como forma de protesto, o que acabou ligando o uso dessas jaquetas no Japão à atividades de gangues.


Na atualidade, essas jaquetas estão sendo consideradas a tendência da primavera de 2016 (que mal começou) pelo TokyoFashion que faz vários cliques de pessoas usando essas jaquetas em Harajuku.

Garotas em Harajuku usando Sukajan entre final de 2015 e 2016 (Fonte Tokyo Fashion)

Além de estar sendo usada frequentemente por Japoneses as Sukajan já vem inspirando desde o ano passado os desfiles e os catálogos de grandes grifes, as marcas de fast fashion mais moderninhas já sentiram a tendência e também já estão produzindo suas versões dessa peça.


Asos, Luis Vuitton, Zara e Valentino



Harry Styles de Valentino, Katy Perry de marca própria, Lewis Hamilton de Valentino e Miley Cyrus de Emilio Pucci


E aí meninas, já tinham ouvido falar nessa peça? Elas estão por todo o lugar no instagram do Tokyo Fashion esse ano, então acho que ainda vamos ver muitas jaquetas passeando pelo Japão durante a primavera!

Fontes: AsosThe Rosenrot, Messy nessy chic, Kotaku, The rainbow holic, Tokyo Fashion

3 comentários:

  1. Acho que já tinha visto, mas não me liguei muito nas diferenças hahaha
    Bem interessante o 'conceito' e as estampas, mas não conquistou meu coração ainda. Talvez algum dia eu queira usar, mas por enquanto não. Se bem que com essa tendência vai ser melhor comprar, pois senão depois some do mapa!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, o grupo Mamamoo usou esse estilo de jaqueta no mv de woo hoo: https://www.youtube.com/watch?v=_eCJOj4NLlg Não sabia que tinha toda essa história por trás...

    ResponderExcluir